sábado, 30 agosto 2025

S SOCIAL

Transformação na Europa devido à guerra na Ucrânia não tem retorno

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

- O presidente do Conselho Europeu afirmou esta quarta-feira, na celebração dos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial na Europa, no Parlamento Europeu, que o conflito na Ucrânia transformou o continente, sem possibilidade de retorno.

"Não podemos voltar atrás no tempo", salientou António Costa, afirmando que a guerra lançada contra a Ucrânia pela Rússia "já transformou a Europa".

O regresso da guerra à Europa, há já três anos, "reforçou a política de defesa comum, não sob a forma de um regresso ao militarismo, mas como um fator de dissuasão contra futuras agressões".

O ex-primeiro-ministro português defendeu ainda que uma defesa europeia verdadeiramente integrada tem de fazer parte da realidade atual da UE.

A agressão russa, por outro lado, aproximou os Estados-membros e parceiros na ajuda à Ucrânia e condenação da Rússia, elencando a cooperação com o Reino Unido, a Noruega, a Islândia e a Turquia.

Na cerimónia, a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, salientou que a instituição "estará sempre ao lado daqueles que procuram a paz e contra aqueles que a destroem, pela liberdade e contra a tirania".

"A tarefa que hoje temos pela frente é a mesma de então: Honrar a memória, proteger a democracia e preservar a paz - uma paz que seja justa, real e duradoura", salientou.

Na ocasião estiveram presentes três veteranos, o belga Robert Chot e os polacos Janusz Komorowski e Janusz Maksymowiczm que receberam medalhas de bronze do Parlamento Europeu e, nos discursos, defenderam um futuro melhor.

A UE assinala hoje os 80 anos do final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) na Europa, e a capitulação dos nazis, em 08 de maio de 1945, na presença de três veteranos, que foram aplaudidos de pé na sessão plenária.

A Semana  com Lusa 

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
7 days 10 hours

Ate 130 000 escudos para Cabo Verde edemas com toda tereno do estado que ele tem no seu poder ainda quer mais cara do pau, ...

ahahahag
8 days 2 hours

Olha, os caboverdianos têm uma habilidade quase artística para cair nesses esquemas das encomendas mágicas — mas quando ...

Nais
8 days 19 hours

Basta desocupar ou ocupar os espaços com processos armazenados há mais de 10 anos. O povo está farto e re ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos