sábado, 30 agosto 2025

S SOCIAL

Meta recebe indemnização de cerca de 147 ME por espionagem do programa Pegasus

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O grupo NSO, criador do programa espião Pegasus, terá de indemnizar a Meta em 167 milhões de dólares (147 milhões de euros) pela infeção de 1.400 utilizadores no WhatsApp com o programa de espionagem, segundo a Europa Press.

O programa de spyware Pegasus, ligado à empresa israelita NSO (Niv, Shalev y Omri), infetou 50.000 telemóveis, tanto iOS como Android, pertencentes a jornalistas, ativistas e políticos, através de ‘links’ maliciosos que não exigem qualquer ação do utilizador na sua instalação.

Esta ferramenta permite aos responsáveis aceder remotamente ao equipamento, bem como controlar e obter informações pessoais do proprietário do dispositivo, tendo a possibilidade de controlar a câmara e o microfone do 'smartphone'. 

Em 2020, a Meta acusou o grupo NSO de infetar uma rede de servidores nos Estados Unidos para invadir centenas de telemóveis e espionar cerca de 1.400 utilizadores, através do WhatsApp.

Na sequência desta alegação, o grupo NSO foi considerado culpado no ano passado pelo Tribunal Federal da Califórnia pelos ataques a estes utilizadores, pelo que a NSO terá de pagar à Meta por danos e prejuízos, cerca de 444.719 dólares (aproximadamente 391 mil euros) e 167.254 milhões de dólares em danos punitivos (cerca de 147 milhões euros).

Através de uma publicação, a Meta refere que esta decisão é um importante passo para a privacidade e segurança, uma vez que “representa a primeira vitória contra o desenvolvimento e a utilização de 'spyware' ilegal que ameaça a segurança e privacidade de todos”.

A Semana com  Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
7 days 5 hours

Ate 130 000 escudos para Cabo Verde edemas com toda tereno do estado que ele tem no seu poder ainda quer mais cara do pau, ...

ahahahag
7 days 20 hours

Olha, os caboverdianos têm uma habilidade quase artística para cair nesses esquemas das encomendas mágicas — mas quando ...

Nais
8 days 13 hours

Basta desocupar ou ocupar os espaços com processos armazenados há mais de 10 anos. O povo está farto e re ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos