sábado, 23 agosto 2025

A ATUALIDADE

ONU declara oficialmente fome em Gaza. É a primeira vez no Médio Oriente

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A ONU declarou esta sexta-feira, 22 de agosto, oficialmente a fome na cidade de Gaza, a primeira a atingir o Médio Oriente, depois de os especialistas terem alertado que 500.000 pessoas se encontravam numa situação catastrófica.

 

O IPC indicou que 514.000 pessoas estão a passar fome no enclave, um número que deverá aumentar para 641.000 até ao final de setembro, tendo como base informações recolhidas até 15 de agosto.A situação é mais grave na região norte - onde está localizada a cidade de Gaza -, uma vez que cerca de 280.000 pessoas estão numa situação de fome.

 

O Quadro Integrado de Classificação da Segurança Alimentar (IPC, sigla em inglês), um organismo da ONU com sede em Roma, confirmou que uma fome estava em curso em Gaza e que deverá estender-se a Deir el-Balah e Khan Yunis até ao final de setembro.

A declaração foi feita após meses de alertas sobre uma situação de fome no território palestiniano devastado por uma ofensiva de Israel desde outubro de 2023.

O IPC indicou que 514.000 pessoas estão a passar fome no enclave, um número que deverá aumentar para 641.000 até ao final de setembro, tendo como base informações recolhidas até 15 de agosto.

A situação é mais grave na região norte - onde está localizada a cidade de Gaza -, uma vez que cerca de 280.000 pessoas estão numa situação de fome.

Grupos humanitários têm denunciado que as restrições impostas por Israel à entrada de alimentos e outros tipos de ajuda em Gaza, bem como a ofensiva militar, estavam a causar altos níveis de fome entre os civis palestinianos, especialmente crianças.

A fome em Gaza “podia ter sido evitada” sem “a obstrução sistemática de Israel”, acusou em Genebra o responsável pela coordenação dos assuntos humanitários das Nações Unidas, Tom Fletcher.

“Esta fome vai e deve assombrar-nos a todos”, insistiu.

A declaração do IPC, que confirma pela primeira vez uma situação de fome no Médio Oriente, vai certamente aumentar a pressão internacional sobre Israel, referiu a agência de notícias norte-americana Associated Press (AP).

Israel, que está envolvido numa guerra com o Hamas desde que sofreu um ataque em 7 de outubro de 2023, anunciou que planeia tomar a cidade de Gaza e outros bastiões do grupo extremista palestiniano.

 

A Semana com Diário de Notícias/Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
23 hours 42 minutes

Ate 130 000 escudos para Cabo Verde edemas com toda tereno do estado que ele tem no seu poder ainda quer mais cara do pau, ...

ahahahag
1 day 15 hours

Olha, os caboverdianos têm uma habilidade quase artística para cair nesses esquemas das encomendas mágicas — mas quando ...

Nais
2 days 7 hours

Basta desocupar ou ocupar os espaços com processos armazenados há mais de 10 anos. O povo está farto e re ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos