domingo, 24 agosto 2025

P POLÍTICA

Dezenas de manifestantes iniciam marcha antirracista e homenageiam Alcindo Monteiro

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Várias dezenas de manifestantes estão hoje concentrados na Rua Garrett, em Lisboa, em homenagem a Alcindo Monteiro, cabo-verdiano assassinado há 29 anos neste local, num protesto antirracista que lembra lutas antigas e evoca as novas, pelo povo da Palestina.

 
 
 Organizada por várias associações que lutam contra a discriminação, o protesto começou junto ao local onde Alcindo Monteiro (1967-1995) foi assassinado em 1995, assinalado por uma placa da Câmara Municipal de Lisboa, em que a autarquia se compromete a não esquecer o sucedido.

Datada de 2020, a placa evocativa assinala que "a cidade de Lisboa reafirmou o seu dever de memória e justiça e o seu compromisso com o combate ao racismo e ao fascismo sob todas as suas formas".

“Racismo em Portugal é uma vergonha nacional” e “Racismo é divisão para aumentar a exploração” são algumas das palavras de ordem com que os manifestantes iniciaram uma pequena marcha, empunhando bandeiras de alguns dos promotores da iniciativa, como a Vida Justa ou a Frente Anti-Racista.

À cabeça da marcha, os manifestantes seguram uma faixa, na qual se pode ler “Unidos contra o racismo e a xenofobia - 10 de junho”.

 

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
1 day 17 hours

Ate 130 000 escudos para Cabo Verde edemas com toda tereno do estado que ele tem no seu poder ainda quer mais cara do pau, ...

ahahahag
2 days 9 hours

Olha, os caboverdianos têm uma habilidade quase artística para cair nesses esquemas das encomendas mágicas — mas quando ...

Nais
3 days 1 hour

Basta desocupar ou ocupar os espaços com processos armazenados há mais de 10 anos. O povo está farto e re ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos