domingo, 24 agosto 2025

P POLÍTICA

Europa identifica investimentos climáticos em Cabo Verde, ilhas Seychelles e Maurícias

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Cabo Verde, ilhas Seychelles e Maurícias são os três países-piloto escolhidos pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) para uma nova iniciativa que visa identificar investimentos para enfrentar as alterações climáticas nos países da áfrica subsariana.

O objetivo é “transformar as prioridades nacionais” em “projetos financiáveis”, anunciou a delegação da União Europeia (UE) em Cabo Verde, em comunicado.

Técnicos que compõem um missão da iniciativa estão a partir de hoje e durante cinco dias em Cabo Verde para orientar encontros e visitas na cidade da Praia, na ilha do Sal e na cidade do Mindelo.

“Esta missão vai explorar projetos bancáveis, partilhar iniciativas em curso e identificar potenciais sinergias”, anunciou.

A UE tem em vista as áreas de energias renováveis para dessalinização, dado que raramente chove no arquipélago, e melhoria de infraestruturas e comunicações digitais, incluindo sistemas de alerta precoce.

No âmbito da adaptação costeira e marinha, existe uma ideia geral de melhorar os portos e procurar ações que promovam a proteção costeira e “uma economia azul robusta”.

A iniciativa junta o BEI, UE e estados membros (Luxemburgo, Portugal e Espanha) e pretende promover o programa Global Gateway como “resposta estruturada e sustentável às alterações climáticas em Cabo Verde”.

O tema tem estado em foco pelos parceiros do arquipélago.

Em janeiro, o Banco Mundial apresentou um estudo a indicar que Cabo Verde deve promover medidas urgentes para enfrentar as alterações climáticas sob pena de o Produto Interno Bruto (PIB) retrair-se nos próximos 25 anos.

Por outro lado, o Fundo Monetário Internacional (FMI) está a apoiar o país com um financiamento de 31,7 milhões de dólares (29,3 milhões de euros) ao abrigo do Mecanismo de Resiliência e Sustentabilidade (RSF).

 

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
1 day 5 hours

Ate 130 000 escudos para Cabo Verde edemas com toda tereno do estado que ele tem no seu poder ainda quer mais cara do pau, ...

ahahahag
1 day 20 hours

Olha, os caboverdianos têm uma habilidade quase artística para cair nesses esquemas das encomendas mágicas — mas quando ...

Nais
2 days 13 hours

Basta desocupar ou ocupar os espaços com processos armazenados há mais de 10 anos. O povo está farto e re ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos