domingo, 24 agosto 2025

P POLÍTICA

Parlamento cabo-verdiano aprova por unanimidade alterações no setor da justiça  

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O parlamento de Cabo Verde aprovou hoje, por unanimidade, durante a discussão na generalidade, duas propostas do Governo de alteração ao estatuto dos magistrados judiciais e do Ministério Público, que preveem, nomeadamente, melhorias salariais.

 

Segundop a Lusa. os magistrados judiciais vão beneficiar de uma reestruturação salarial reivindicada desde 2011, entre outros pontos.

"Queremos tornar as normas mais flexíveis e dar mais responsabilidade ao Conselho Superior da Magistratura Judicial", disse a ministra da Justiça, Joana Rosa.

No que respeita ao estatuto dos magistrados do Ministério Público, estão igualmente previstas melhorias nos salários e subsídios, entre outras medidas.

De um forma geral, um dos objetivos é dar “maior dignidade aos magistrados”, afirmou a governante.

O parlamento cabo-verdiano aprovou ainda, por unanimidade, durante a discussão na generalidade, a proposta de lei que consagra os princípios gerais da administração da justiça.

Entre as mudanças previstas está a criação de um novo calendário judicial, tribunais especializados e uma reformulação de funções do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), além de formas alternativas para resolução de conflitos, refere a fonte deste jornal.

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
1 day 1 hour

Ate 130 000 escudos para Cabo Verde edemas com toda tereno do estado que ele tem no seu poder ainda quer mais cara do pau, ...

ahahahag
1 day 16 hours

Olha, os caboverdianos têm uma habilidade quase artística para cair nesses esquemas das encomendas mágicas — mas quando ...

Nais
2 days 9 hours

Basta desocupar ou ocupar os espaços com processos armazenados há mais de 10 anos. O povo está farto e re ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos