domingo, 24 agosto 2025

P POLÍTICA

Conferência em Cabo Verde vai clarificar relações entre Vaticano II e África

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Uma conferência internacional pretende clarificar as relações entre o Concílio Vaticano II e África com novos trabalhos de investigação, em dezembro, na Praia, capital de Cabo Verde, anunciaram esta terã feira os promotores.

“O impacto, a receção e a implementação do Vaticano II em África ainda não receberam a atenção académica que merecem: as visões gerais ainda dominam a literatura, enquanto os estudos de caso permanecem escassos”, lê-se no convite para comunicações a apresentar no evento.

A assembleia ecuménica realizada entre 1963 e 1965 mudou vários aspetos da prática católica e a conferência internacional pretende rever os relatos que apontam para uma “participação marginal de África”, bem como avaliar o impacto no continente.

A conferência vai explorar, por exemplo, os contextos de descolonização e guerra fria.

Os temas sugeridos para comunicações incluem as relações Igreja-Estado e a reforma litúrgica em África, a educação clerical, celibato e apostolado leigo, assim como as representações de África no concílio e na comunicação social.

A conferência “Vaticano II e África: Receção, Impacto e Implementação” procura “reunir diversos especialistas, tais como historiadores, teólogos, juristas canónicos e jornalistas” num debate “de 1959 até aos dias de hoje”, acrescentam os promotores.

O evento vai decorrer entre 03 e 05 de dezembro nas instalações da Biblioteca Nacional de Cabo Verde, organizado pela Academia Portuguesa da História, pelo Centro para a História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra, Universidade de Cabo Verde e Universidade de Santiago.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
1 day 22 hours

Ate 130 000 escudos para Cabo Verde edemas com toda tereno do estado que ele tem no seu poder ainda quer mais cara do pau, ...

ahahahag
2 days 13 hours

Olha, os caboverdianos têm uma habilidade quase artística para cair nesses esquemas das encomendas mágicas — mas quando ...

Nais
3 days 6 hours

Basta desocupar ou ocupar os espaços com processos armazenados há mais de 10 anos. O povo está farto e re ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos