sábado, 23 agosto 2025
enfrdeitptes

P POLÍTICA

×

Alerta

Joomla\CMS\Cache\Storage\FileStorage::_deleteFolder Falha a eliminar index.html

OE 2025: Estima-se entrada de mais de mil novos profissionais para o quadro nos sistemas de saúde – ministra

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Orçamento para 2025 para o sector da Saúde, estimado em 8.456 milhões de escudos, prevê a entrada de 1.484 novos profissionais para o quadro dos sistemas de saúde e apoio operacional e técnico na área, informa o Governo.

 

 

Segundo a governante, este valor vai permitir a regularização de 200 profissionais contratados durante a pandemia da Covid-19, além de expandir a formação e a valorização da força de trabalho do sector da saúde. Quanto à modernização e a inovação, disse que vão destinar uma verba de 230 milhões à reorganização e expansão da rede de telemedicina, um instrumento essencial para superar as barreiras geográficas.Ainda dentro deste item, cerca de 36 milhões de escudos serão alocados para o reforço do Sistema de Informação Sanitária.

 

A ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, ouvida esta tarde em reunião da Comissão Especializada, avançou que cerca de 1.300 milhões de escudos serão investidos para garantia de acesso a medicamentos e no reforço da logística e gestão de produtos farmacêuticos.

O orçamento, que ainda precisa ser aprovado na especialidade, adiantou a ministra, prevê a implementação do Plano Estratégico de Recursos Humanos para a Saúde em orçamento de 1.022 milhões de escudos, o dobro alocado este ano.

Segundo a governante, este valor vai permitir a regularização de 200 profissionais contratados durante a pandemia da Covid-19, além de expandir a formação e a valorização da força de trabalho do sector da saúde. 

Quanto à modernização e a inovação, disse que vão destinar uma verba de 230 milhões à reorganização e expansão da rede de telemedicina, um instrumento essencial para superar as barreiras geográficas.

Ainda dentro deste item, cerca de 36 milhões de escudos serão alocados para o reforço do Sistema de Informação Sanitária.

Para programas de combate ao HIV/SIDA, a eliminação ou manutenção de paludismo de certificação de Cabo Verde como País Livre do Paludismo, a vigilância sanitária e prevenção de doenças transmissíveis e não transmissíveis, são 329 milhões de escudos para, um aumento de 27,3% em relação ao orçamento de 2024.

Filomena Gonçalves adiantou ainda que os Centros de Diálise da Praia e do Mindelo receberão 268 milhões de escudos para o reforço do atendimento aos doentes renais.

“Este valor está alocado para os Centros de Diálise, mas nós estamos a crer que avançando com o transplante automaticamente estaremos a diminuir os custos de diálise, que é um custo considerável e estaremos a investir cada vez mais na melhoria de condições para transplante”, explicou.

A implementação do Plano Estratégico Nacional de Saúde Mental, avançou, contará com o financiamento de quatro milhões de escudos para ampliar a sensibilização, os cuidados e a inclusão social relacionada à saúde mental.

A ministra da saúde assegurou que outros sectores também têm alocado verbas como o sector da saúde, sendo que seis milhões de escudos serão investidos em campanhas de promoção de saúde em escolas e comunidades para incentivar estilos de vida saudáveis e prevenir doenças. 

“Este orçamento não é apenas um conjunto de números, é um reflexo da determinação do Governo em transformar o Sistema Nacional de Saúde assegurando que ninguém fique para trás”, terminou, acrescentando que o orçamento permite ainda a criação de bolsas para 500 profissionais.

O Orçamento de Estado para 2025, aprovado na generalidade pela plenária, é de 98 mil milhões de escudos, e tem como foco a criação de emprego, crescimento económico e inclusão social.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
23 hours 25 minutes

Ate 130 000 escudos para Cabo Verde edemas com toda tereno do estado que ele tem no seu poder ainda quer mais cara do pau, ...

ahahahag
1 day 15 hours

Olha, os caboverdianos têm uma habilidade quase artística para cair nesses esquemas das encomendas mágicas — mas quando ...

Nais
2 days 7 hours

Basta desocupar ou ocupar os espaços com processos armazenados há mais de 10 anos. O povo está farto e re ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos