segunda-feira, 25 agosto 2025

P POLÍTICA

Portugal: INPS em Lisboa prepara seus colaboradores com informações sobre o cancro

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Os colaboradores do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), em Lisboa, receberam hoje um conjunto de informações sobre o cancro que lhes vão permitir melhor lidar com os doentes transferidos para tratamento em Portugal.

A palestra informativa foi feita pela médica anatomopatologista, neste momento tem o cargo de diretora de Serviço de Anatomia Patológica do Hospital Beatriz Ângela, que aceitou o convite, a título pessoal, para partilhar as informações sobre o cancro, neste mês de Outubro dedicado ao cancro da mama.

Em declarações à Inforpress no final do encontro a coordenador do balcão do INPS em Lisboa, Helena Mendonça destacou a importância desta iniciativa como parte da responsabilidade social da instituição, que mesmo centrada na gestão do ramo de doenças em Cabo Verde, aproveita este momento para reforçar a prevenção em Portugal.

“É um evento institucional, integrado nas actividades do INPS em todos os seus 22 balcões em Cabo Verde, onde abordamos a necessidade de cuidarmos da nossa saúde e nos tocarmos”, disse Helena Mendonça.

A responsável também se referiu ao exame de toque como uma “medida crucial” para a detecção precoce do cancro da mama, ressaltando o apoio logístico e emocional que o INPS oferece aos cerca de 800 doentes transferidos em Portugal, muitos dos quais em tratamento oncológico.

Por sua vez, especialista em anatomopatologia Ana Lisa Ribeiro explicou que no encontro de hoje trouxe uma perspectiva médica, com uma mensagem central de que “o toque salva vidas”.

“A sensibilização para a prevenção e o rastreio são fundamentais, pois o número de incidências de cancro da mama é alto”, enfatizou a médica, que partilhou a sua experiência no tratamento de doentes e o impacto emocional da comunicação de diagnósticos.

Ana Lisa Ribeiro sublinhou a evolução positiva dos tratamentos disponíveis, mas frisou que a chave continua a ser a detecção precoce.

Temos que sensibilizar as pessoas a olharem-se, a tocarem-se e a procurarem ajuda médica quando necessário”, concluiu.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
2 days 13 hours

Ate 130 000 escudos para Cabo Verde edemas com toda tereno do estado que ele tem no seu poder ainda quer mais cara do pau, ...

ahahahag
3 days 4 hours

Olha, os caboverdianos têm uma habilidade quase artística para cair nesses esquemas das encomendas mágicas — mas quando ...

Nais
3 days 21 hours

Basta desocupar ou ocupar os espaços com processos armazenados há mais de 10 anos. O povo está farto e re ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos