segunda-feira, 25 agosto 2025

Portugal: Movimentos Negros organizam primeira Marcha Cabral para comemorar centenário de Amílcar Cabral

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Os Movimentos Negros vão estar na rua de Lisboa no dia 21 de Setembro para a primeira Marcha Cabral de Portugal, visando celebrar o centenário de nascimento de Amílcar Cabral, assinalado a 12 de Setembro.

A iniciativa inédita para homenagear o líder emblemático das lutas pela independência de Guiné-Bissau e Cabo Verde terá lugar na mesma avenida [da Liberdade] onde, anualmente, milhares de pessoas se reúnem para celebrar o 25 de Abril, data que marcou o fim da ditadura e do fascismo salazarista em Portugal.

Os organizadores da marcha afirmam que “o 25 de Abril nasceu em África”, destacando a importância crucial de Amílcar Cabral para a Revolução dos Cravos, por isso, para eles, a celebração do 25 de Abril só será plena quando houver o reconhecimento e a inclusão da figura de Cabral na memória e na história da democratização de Portugal.

A marcha que “carrega um forte simbolismo”, porque Amílcar Cabral é, para os Movimentos Negros e para muitos outros, um dos heróis da Revolução dos Cravos, defendendo que “o reconhecimento e a inscrição da figura de Amílcar Cabral na história de Portugal são formas de reparar a própria história do país”.

Sob o lema “Unidade e luta: contra o fascismo, a xenofobia e o neocolonialismo” os organizadores afirmam que vão marchar “contra a fome, a guerra, a miséria e a injustiça”, a mobilização também se posiciona em solidariedade com os povos do Congo, do Sudão, da Palestina, da Guiné-Bissau, e em apoio a figuras como Cláudia Simões e Mumia Abu Jamal, que ainda hoje enfrentam a “brutalidade do poder capitalista, fascista, xenófobo, patriarcal, racista, afrofóbico e neocolonial”.

“Esta primeira Marcha Cabral de Portugal é uma convocatória para a luta contínua contra as opressões que persistem em várias partes do mundo, celebrando a memória de um dos maiores líderes anticoloniais da história moderna”, explica a organização.

Inspirados pelo vasto legado de pensamento e prática anticolonial de Cabral, os organizadores convidam todas as pessoas e colectivos em Portugal a participarem nesta “marcha nacional, internacionalista, panafricanista e anticapitalista”.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
2 days 6 hours

Ate 130 000 escudos para Cabo Verde edemas com toda tereno do estado que ele tem no seu poder ainda quer mais cara do pau, ...

ahahahag
2 days 22 hours

Olha, os caboverdianos têm uma habilidade quase artística para cair nesses esquemas das encomendas mágicas — mas quando ...

Nais
3 days 15 hours

Basta desocupar ou ocupar os espaços com processos armazenados há mais de 10 anos. O povo está farto e re ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos