sábado, 23 agosto 2025

Governo investiga "acção ilícita" dos agendamentos que classifica de “prática criminosa” – ministro

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O ministro das Comunidades garantiu hoje que as autoridades cabo-verdianas e portuguesas estão a investigar a acção ilícita dos agendamentos para pedido de visto, uma acção que apontou como sendo “criminosa”.

Jorge Santos falava à Inforpress, a partir de Dublin, na Irlanda, à margem de uma visita a aquele país, tendo na agenda a questão de políticas públicas para a diáspora.

O governante foi questionado sobre as dificuldades que têm surgido em relação aos pedidos de visto para Portugal e afirmou que tem havido “acção ilícita e criminosa” de pessoas que aproveitam para “hackear” o sistema e vender agendamentos.

Uma prática que diz ser “extremamente negativa” para o país, pelo que afirmou estar a decorrer investigações por parte dos ministérios públicos de Cabo Verde e de Portugal, sobre esse tipo de crime.

​​“Autoridades portuguesas estão a fazer um grande esforço para combater esta acção indevida, (...) já fizeram alterações, já aumentaram o número de funcionários, estão a corrigir cada vez mais as possibilidades de falhas ou de pontos fracos que existiam para poderem combater essa utilização indevida, principalmente nos agendamentos, que é um problema que existe e que é condenável”, assegurou o governante.

Para Jorge Santos, essas empresas “fantoches e criminosas” criam dificuldades que atrapalham o processo legal de agendamento, um serviço que diz ser gratuito e que não pode ser pago.

O ministro apelou, no entanto, aos cabo-verdianos a “não alimentarem essas redes ilícitas e criminosas”, pois, conforme disse, se não houver pagamento, “com certeza que não haverá esse açambarcamento”.

O governante aproveitou para reforçar a cooperação e a mobilidade laboral existente entre os dois países, que a seu ver tem estado a decorrer normalmente, com o aumento do número de trabalhadores cabo-verdianos em Portugal.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
23 hours 21 minutes

Ate 130 000 escudos para Cabo Verde edemas com toda tereno do estado que ele tem no seu poder ainda quer mais cara do pau, ...

ahahahag
1 day 14 hours

Olha, os caboverdianos têm uma habilidade quase artística para cair nesses esquemas das encomendas mágicas — mas quando ...

Nais
2 days 7 hours

Basta desocupar ou ocupar os espaços com processos armazenados há mais de 10 anos. O povo está farto e re ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos