quarta-feira, 30 julho 2025

CEDEAO: Cabo Verde reitera compromisso com harmonização regional e promoção da cultura da qualidade

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Cabo Verde reiterou  esta terça-feira o seu empenho em contribuir activamente para os esforços de harmonização regional e na promoção de uma cultura de qualidade como instrumento de integração e progresso na CEDEAO.

 

Para Ana Paula Spencer, o processo de harmonização de normas que se tem construído coletivamente constitui uma base sólida para a consolidação do mercado regional e para o reforço da capacidade de resposta aos desafios sanitários, ambientais e socioeconómicos enfrentados.

O compromisso foi assumido pela presidente do Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI), Ana Paula Spencer, em representação do ministro da Indústria, Comércio e Energia, na abertura da sessão do Comité Técnico de Gestão de Normas (TMC) da CEDEAO, que decorre no TechPark, na cidade da Praia.

A sessão, dedicada à análise e adoção das normas regionais para alimentos fortificados, reúne delegados dos Estados-Membros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), representantes da Comissão da CEDEAO e parceiros de desenvolvimento.

Ao presidir o evento, Ana Paula Spencer sublinhou que Cabo Verde, enquanto pequeno Estado Insular Africano em desenvolvimento, reconhece a importância estratégica da qualidade como pilar do desenvolvimento sustentável.

“A infraestrutura da qualidade alicerçada na normalização, metrologia, avaliação da conformidade, regulamentação técnica, acreditação e fiscalização do mercado é fundamental para garantir a segurança dos produtos e serviços, reforçar a competitividade económica, facilitar o comércio regional e internacional e promover o bem-estar das populações”, afirmou.

A responsável do IGQPI ressaltou ainda o papel crucial da CEDEAO no fortalecimento desta infraestrutura na região, promovendo uma abordagem coordenada e integrada.

Para Ana Paula Spencer, o processo de harmonização de normas que se tem construído coletivamente constitui uma base sólida para a consolidação do mercado regional e para o reforço da capacidade de resposta aos desafios sanitários, ambientais e socioeconómicos enfrentados.

A representante expressou agradecimento aos parceiros de desenvolvimento, em particular à UNICEF, pelo apoio técnico e financeiro que tem “contribuído decisivamente para o fortalecimento da infra-estrutura da qualidade a nível regional e nacional, com impacto direto na qualidade de vida das populações”.

A reunião tem como foco a adopção das normas regionais revistas para alimentos fortificados, como sal iodado, óleos alimentares e farinha de trigo, uma medida reconhecida como eficaz na prevenção de carências nutricionais.

Além da aprovação das normas, os participantes irão validar os planos de trabalho dos Comités Técnicos de Harmonização para o biénio 2025–2026 e definir a nova composição dos comitês que atuam nos setores de géneros alimentícios, materiais de construção, têxteis, vestuário e tecnologias da informação e comunicação.

O encontro que iniciou hoje no TechPark, na cidade da Praia, tem a duração de dois dias e é realizado pela Comissão da CEDEAO, com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A Semna com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Isa
22 hours 38 minutes

Isto do 15/o salário é ANEDOTA . Ninguém quer perder eleições

jcf
1 day 17 hours

É mesmo isso, se prestarmos atenção com olhos bem abertos — e não com aquela lente cor-de-rosa da diplomacia vaticana ...

Semedo
2 days 20 hours

O excedente que pode levar a mais um bonus * 15/o salario !!!) deve ser encaminhado para Instituições de Carentes. Tanta ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos