O projecto das bacias hidrográficas da Ribeira Grande, Santo Antão, foi lançado esta quarta-feira e prevê um investimento de 14,2 milhões de dólares para combater a erosão, conservar água e dinamizar a produção agrícola.
O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, sublinhou a importância estratégica do projeto, que abrangerá várias sub-bacias hidrográficas do município.
“Estamos a falar de obras de drenagem torrencial, conservação de solos e água, mobilização de recursos hídricos para a agricultura, pecuária e outras actividades produtivas. É uma intervenção que exigirá uma participação activa de todos os actores locais”, afirmou.
Segundo Gilberto Silva, a iniciativa visa não só combater a erosão e melhorar a retenção de água através da construção de reservatórios e condutas, mas também fomentar a capacitação dos produtores e o desenvolvimento económico local.
“O objetivo é garantir mais rendimento para as famílias e, consequentemente, reduzir a pobreza”, afirmou.
Segundo o governante, o projeto, financiado pelo Governo de Cabo Verde, Fundo Saudita e Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico de África (BADEA), faz parte de um pacote mais alargado de intervenções em três bacias hidrográficas do país, com um investimento global de cerca de 36 milhões de dólares.
“E Santo Antão absorve cerca de 39% desse montante, tornando-se a ilha com o maior volume de investimento no quadro deste programa”, salientou.
Nesta fase inicial, conforme a mesma fonte, o projeto arranca com os estudos técnicos de base e o desenho das peças técnicas, etapas essenciais para o posterior lançamento dos concursos de execução das obras.
“Temos de assegurar um excelente planeamento e execução, não só porque o investimento é significativo, mas também porque estamos a responder a exigências dos financiadores”, frisou.
O evento contou com a presença de parceiros técnicos e de vários empreendedores agrícolas locais, que, segundo o governante, irão acompanhar todo o processo, desde o planeamento à implementação no terreno.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments