sábado, 13 setembro 2025

S SOCIAL

Israel bombardeia "infraestrutura militar" no oeste iraniano

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O exército israelita anunciou hoje que bombardeou "infraestrutura militar" em Kermanshah, cidade localizada no oeste do Irão, a apenas cerca de 80 quilómetros da fronteira com o Iraque.

 "Atualmente, a FAI (Força Aérea Israelita) está a atacar pontos de infraestrutura militar em Kermanshah, no Irão", detalhou um comunicado militar.

No sábado, Israel atacou mais de trinta armazéns de mísseis e outros componentes de lançamento. Além disso, esta zona abriga refinarias de petróleo.

Horas antes, durante a madrugada seguinte ao ataque norte-americano, Israel intercetou um veículo aéreo não tripulado ('drone') iraniano perto da cidade de Eilat, que ativou os alarmes antiaéreos, bem como um único míssil balístico que, por sua vez, fez soar os alarmes no centro de Israel e na Cisjordânia, segundo notou o exército.

Sob o nome operacional de "Midnight Hammer" (Martelo da Meia-Noite), os Estados Unidos entraram este fim de semana diretamente na guerra aberta entre Israel e o Irão, bombardeando os centros nucleares iranianos de Isfahan, Natanz e Fordó, com o objetivo oficial de impedir Teerão de fabricar uma bomba nuclear.

Nesta operação aérea e marítima - planeada há meses - participaram 125 aeronaves, sete bombardeiros B-2, aviões-tanque de reabastecimento, aviões de reconhecimento e caças. Além disso, foram utilizadas 75 bombas e mísseis no ataque, de acordo com o Pentágono.

A República Islâmica disse perante a ONU que as Forças Armadas do país serão as que decidirão "o momento, a natureza e a escala da resposta proporcional do Irão", que anteciparam que terá "consequências duradouras".

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
2 days 17 hours

Mesmo verdade o Ministro de coltura de Cabo Verde nao tem menimo condisoes de fazer o cargo que ele esta para fazer? Hahaha m ...

Miranda
3 days 1 hour

Com tantos problemas para resolver em Cabo Verde , porque preocupar-se em demandar queixas em Tribunais , por assuntos que n ...

Tavares
3 days 2 hours

Num Cabo Verde tão conturbado, enfrentando problemas de sobrevivencia, não é oportuno deremir questões em tribunais p ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos