sábado, 23 agosto 2025
enfrdeitptes

S SOCIAL

Conselho da UE dá aprovação final à redução da proteção dos lobos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Conselho da União Europeia (UE) aprovou ests quinta-feira a redução do estatuto de proteção dos lobos, abrindo a possibilidade de a espécie voltar a ser caçada, mas Portugal anunciou que irá manter a classificação de estritamente protegido.

 A aprovação pelos Estados-membros era a etapa que faltava para encerrar o processo e o novo estatuto do lobo (que passa de estritamente protegido a protegido) entra em vigor 20 dias após a publicação no Jornal oficial da UE.

O novo estatuto de proteção, refere um comunicado do Conselho, dará mais flexibilidade aos Estados-membros para a gestão das populações de lobos.

Os países da UE terão, no entanto, de continuar a assegurar um estado favorável de conservação do lobo, podendo classificar a espécie como estritamente protegida na legislação nacional e aplicar medidas mais rigorosas de proteção.

Portugal, a Bélgica, a Polónia e a República Checa anunciaram já que manterão o estatuto do lobo como espécie estritamente protegida.

O processo de redução da classificação do lobo na UE foi iniciado pela Comissão Europeia, que organizações ambientalistas acusam de ceder às pressões de agricultores e caçadores, tendo pedido ao Tribunal de Justiça da UE a anulação da decisão.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Nais
2 days 4 hours

Basta desocupar ou ocupar os espaços com processos armazenados há mais de 10 anos. O povo está farto e re ...

Terra
2 days 6 hours

Deus nho dano recoperasao do nosso presidente temos fe em Deus, Haja coraje

Fundura Margosu
3 days 2 hours

Não é a literatura e nem a cultura que morreu, caro Domingos, mas a fé desmedida que depositaste em deuses de carne e osso ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos