A IV Assembleia-geral da Juventude para Democracia (JpD) elegeu este domingo, por unanimidade, o candidato Liver Gomes para o cargo de presidente daquela organização juvenil partidária.
“Ser candidato único pode significar duas coisas: ou há poucos interessados ou há um consenso em torno de uma liderança. Tivemos de trabalhar muito para organizar esta assembleia e garantir que a nossa visão fosse aprovada”, disse.
Liver Gomes prometeu apostar na melhoria da comunicação da organização e numa maior aproximação às comunidades, com actividades de carácter lúdico e educativo.
O novo presidente da JpD explicou que a nova direcção pretende apostar fortemente na formação política da juventude, melhorar os canais de comunicação e tornar a JpD mais atractiva e próxima da realidade dos jovens cabo-verdianos.
“Vamos sair cada vez mais para as comunidades, estar mais próximos dos jovens e propor actividades lúdicas, mas com carácter educativo. Queremos que os jovens entendam a política de forma mais detalhada e se sintam parte das instituições democráticas”, afirmou o novo presidente.
Durante os trabalhos da assembleia, que contou com 72 delegados de todas as ilhas e da diáspora, foram aprovadas alterações aos estatutos e apresentado o novo logotipo da organização.
Segundo Gomes, o símbolo agora adoptado é “mais atractivo e capaz de se comunicar melhor com a juventude”.
Apesar de ter sido o único candidato à presidência, Liver Gomes sublinhou que o processo foi marcado por um esforço de convencimento e mobilização em torno de uma visão comum para o futuro da JpD.
“Ser candidato único pode significar duas coisas: ou há poucos interessados ou há um consenso em torno de uma liderança. Tivemos de trabalhar muito para organizar esta assembleia e garantir que a nossa visão fosse aprovada”, disse.
A votação foi feita por escrutínio secreto e os resultados, segundo o próprio, foram unânimes.
O novo mandato da direcção da JpD será de um período de três anos, conforme confirmou o novo presidente.
O novo presidente da JpD, Liver Gomes, é militante do MpD desde 2013 e integra a JpD desde 2017.
Candidatou-se a deputado municipal em 2016 e a deputado da Nação em 2021, pelo círculo de Santiago Norte e em 2024 destacou-se como um dos candidatos mais jovens nas eleições autárquicas do país.
A IV Assembleia Geral da JpD teve como propósito principal discutir temas considerados estruturantes para o futuro da juventude partidária, proceder à revisão dos estatutos e eleger os novos órgãos sociais nacionais.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments