Monday, 11 August 2025

Avião que desapareceu dos radares no leste da Rússia encontrado destruído. Não há sobreviventes

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Ministério de Emergências russo diz que os destroços da aeronave, pertencente a uma companhia aérea da Sibéria, foram encontrados numa encosta a 15 quilómetros de Tynda, na região de Amur, junto à fronteira com a China. Erro provocado por fraca visibilidade é apontado como possível causa.

Um avião russo que transportaria 49 pessoas e que desapareceu dos radares esta quinta-feira na região de Amur, no extremo leste do país, está destruído depois de se ter despenhado numa área de floresta densa.

A informação é confirmada pelo ministério de Emergências da Rússia, citado pela agência noticiosa russa Interfax.

“A quinze quilómetros de Tynda, os destroços de um An-24 foram encontrados numa encosta. O avião ficou destruído.” Ninguém terá sobrevivido.

"De acordo com o diretor do Aeroporto de Tynda, o avião incendiou-se com o impacto, e a tripulação de um helicóptero Mi-8 que sobrevoava a área não relatou sinais de sobreviventes", afirmou o centro de defesa civil e segurança contra incêndios da região, citado pela agência de notícias russa Tass.

A bordo estariam, de acordo com o governador da região, 43 passageiros, incluindo cinco crianças, e seis membros da tripulação.

Trata-se de um Antonov An-24, operado pela Angara Airlines, uma companhia aérea com sede em Irkutsk na Sibéria.

Segundo a agência Reuters, a comunicação com a torre de controlo foi perdida quando o aparelho se aproximava do destino, a cidade de Tynda, junto à fronteira com a China.

De acordo com o serviço de imprensa do aeroporto, o An-24 da Angara Airlines descolou de Khabarovsk conforme previsto nesta quinta-feira às 7h36, hora local (00h36, hora de Moscovo) e deixou de responder às chamadas a poucos quilómetros do aeroporto de Tynda.

Após uma paragem intermédia e reabastecimento em Blagoveshchensk, o voo para sofreu um atraso de 1 hora e 35 minutos devido às condições meteorológicas adversas, descreve o jornal russo Moskovskij Komsomolets.

A Interfax relata que o avião desapareceu durante uma segunda tentativa de aterragem, depois de ter falhado uma aproximação inicial ao aeroporto.

Há dados contraditórios sobre o número de ocupantes.

A Tass avança que são 40 passageiros, incluindo duas crianças, além de seis tripulantes.

A Angara Airlines ainda não se pronunciou oficialmente sobre a situação.

O Departamento de Investigação de Tynda já abriu uma investigação ao acidente.

As autoridades procuram perceber se foi um erro do piloto em condições meteorológicas adversas provocadas por fraca visibilidade ou uma falha técnica, adianta a BBC.

A primeira opção estará a ser vista como a mais provável, informa a Tass.

O Antonov An-24 é da era da União Soviética, tendo sido construído em 1976, de acordo com o número da cauda. Em entrevista ao Moskovskij Komsomolets, Oleg Smirnov, antigo vice-ministro da Aviação durante a URSS, sublinha que o avião foi submetido a formação adequada e que a sua vida útil foi recentemente prolongada em dez anos, até 2036.

"Sim, o avião não é novo, mas, como dizem os pilotos, não há aviões antigos", afirma Smirnov.

Ainda assim, a autoridade de aviação civil russa disse às agências noticiosas que o aparelho já tinha estado envolvido noutros acidentes/problemas desde 2018.

Outros aviões An-24 também já estiveram envolvidos em acidentes mortais.

 

A Semana com Euronews 

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
4 days 14 hours

O Carlos Fias, que tem dado a cara ás balas, é que vsi ser o nosso futuro Presidente da Camara da Praia?

Rosana
5 days 17 hours

Freud já explicava: quando o ego é frágil e o pénis é pequeno, vêm os impulsos de destruição. Trump manda submarinos ...

jorge lopes
5 days 22 hours

Este tal de Jorge Lopes, sem margem de erro, está entre os mamadores do partido no poder, defendendo, a todo o custo, o seu ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos