Monday, 04 August 2025

A ATUALIDADE

Taxista lança projecto-piloto de formação para inclusão social através do transporte

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Cerca de 30 taxistas da cidade da Praia vão ser capacitados, durante 45 dias, no âmbito de um projecto-piloto de inclusão social idealizado por Nuno Semedo, mais conhecido como Titi Taxista, ex-recluso e ex-toxicodependente.

A formação será realizada em parceria com a Universidade Jean Piaget e a Câmara Municipal da Praia, através da vereação da Inclusão Social, e inclui módulos sobre acessibilidade para pessoas com deficiência, atendimento a toxicodependentes e formação em primeiros socorros com orientação básica de bombeiro civil.

O projecto, denominado Morabeza Inclusiva, tem como objectivo formar quatro taxistas, em cada zona da capital, que possam actuar como agentes comunitários, servindo as necessidades específicas da sua comunidade e promovendo a integração social de pessoas com deficiência, problemas de saúde mental e dependências.

“Sou taxista desde 2002 e ao longo dos anos fui percebendo as falhas graves que existem quando se trata de transportar pessoas com deficiência ou em situação de vulnerabilidade. Senti a necessidade de criar algo com impacto real”, afirmou Nuno Semedo à Inforpress.

O responsável garantiu que o projecto já está em andamento e conta com o apoio do Comité Paralímpico de Cabo Verde.

Um dos mecanismos criados é o grupo Morabeza, em que qualquer pessoa pode solicitar ajuda ou indicar taxistas solidários, inclusive para transporte de cadeiras de rodas.

Segundo Nuno Semedo, a ambição é expandir o projecto para outras ilhas do país, apostando na criação de uma rede nacional de taxistas formados para responder a situações de emergência, inclusão e apoio social.

“Se queremos uma sociedade verdadeiramente inclusiva, é preciso que o Governo também invista na formação dos condutores, desde o ensino inicial, e que promova medidas para garantir acessibilidade no transporte público e privado”, defendeu.

O projecto será oficialmente apresentado à Câmara Municipal da Praia na próxima semana, com expectativa de receber “um feedback positivo e apoio institucional”.

“Tenho fé que, até ao próximo ano, vamos conseguir mudar muita coisa em termos de inclusão. Hoje, ainda não temos táxis com acessibilidade obrigatória, mas isso pode e deve ser uma realidade”, finalizou Nuno Semedo.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Djoblas
2 days 21 hours

Em CV o chamado estado de direito não existe. É só fantochada. Senhores da lei, metam a viola no saco e procurem dar músi ...

Observador
3 days 3 hours

Este tal de Jorge Lopes, sem margem de erro, está entre os mamadores do partido no poder, defendendo, a todo o custo, o seu ...

figo
3 days 5 hours

O que esse marmanjo na foto tem a vêr com a notícia ?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos