O presidente do Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros fez este sábado um apelo à população de Santiago Norte para aumentar a cautela na realização de queimadas, que tem provocado incêndios de grandes proporções.
Domingos Tavares fez este apelo à imprensa no município de São Salvador do Mundo e mostrou-se preocupado com o número crescente de ocorrências na região, especialmente no município de Santa Catarina, onde os incêndios tem-se intensificado.
Ele destacou que a situação dos incêndios tem sido uma das principais preocupações da corporação local, uma prática que afecta não só o ambiente, mas também a saúde pública, devido ao desgaste do solo e aos riscos de propagação descontrolada.
“O problema dos incêndios é algo que nos preocupa imensamente, principalmente em Santa Catarina, onde temos registado o maior número de ocorrências, algumas de grande porte”, disse o major, ressaltando que o apelo é para que as pessoas evitem a realização de queimadas.
Pois, segundo o mesmo, as queimadas trazem sérios problemas ambientais e de saúde, além de aumentar a carga de trabalho dos bombeiros, que poderia ser evitada com ações preventivas.
Este responsável avançou que o ministério da Agricultura e Ambiente tem desenvolvido acções educativas voltadas para os agricultores, para orientá-los sobre as melhores práticas para o manejo e limpeza de terrenos, com o objectivo de reduzir o risco de queimadas descontroladas.
Para minimizar os incêndios e outras situações nesta época do ano, informou que o Serviço Nacional de Protecção Civil já enviou directrizes a todas as câmaras municipais, indicando as medidas preventivas a serem adotadas, principalmente durante o período de chuvas.
Além disso, reforçou que campanhas de sensibilização têm sido realizadas para incentivar a população, especialmente quem reside em áreas de risco, a manter as áreas ao redor das suas residências limpas, para evitar o acúmulo de lixo e a água parada, factores que contribuem para a proliferação do mosquito e de doenças como a dengue.
Presente no local, o comandante da corporação em São Salvador do Mundo, Edson Furtado, reforçou o compromisso da sua equipa na sensibilização da comunidade para evitar queimadas nesta temporada de preparação dos terrenos.
Apesar de o município não registar grandes incidentes até o momento, Furtado destacou que a colaboração das comunidades é essencial para prevenir ocorrências maiores, pois, frequentemente prestam apoio aos municípios vizinhos, principalmente Santa Catarina e São Lourenço dos Órgãos e os outros quando necessário.
Dados registados pela Proteção Civil em Santa Catarina indicam que, de Janeiro a Julho, foram registadas 45 ocorrências de incêndios, principalmente nas localidades de Cruz Grande, Portal de Furna, Achada Galego, Engenhos e Mato Gêgê.
Somente no dia 29 de Julho foram contabilizadas quatro ocorrências.
As autoridades reforçam o apelo para que toda a sociedade trabalhe na prevenção, seguindo orientações, evitando práticas de queimadas e colaborando na manutenção de um ambiente mais seguro, saudável e sustentável para todos.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments