Tuesday, 29 July 2025

A ATUALIDADE

Obras para dotar país de um hospital “de referência internacional” arrancam em meados de 2026 - Governo

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

O início das obras para dotar Cabo Verde de um hospital “de referência internacional, especializado, moderno, equipado com tecnologia avançada, recursos humanos qualificados e especializados”, está previsto para meados de 2026.

O anúncio foi feito esta segunda-feira durante a apresentação do projecto para a construção de raiz do primeiro Hospital Nacional de Cabo Verde, tido como “uma das mais ambiciosas iniciativas no sector da saúde do país”, com o objectivo de elevar a qualidade e especialização dos cuidados prestados, reforçando a resposta do sistema nacional de saúde aos desafios actuais e futuros.

Orçado numa primeira fase em cerca de 180 milhões de dólares, o estabelecimento hospitalar vai ocupar uma área de 20 mil metros quadrados.

Contará inicialmente com 44 camas, sendo 15 em cardiologia, dez em oncologia vascular, sete em internamento geral privadas, 12 camas de cuidados intensivos, 20 gabinetes ambulatórios, quatro blocos cirúrgicos e 01 angiografia/fluoroscopia.

Terá ainda outras competências adicionais, nomeadamente hospital de dia, consultas externas, atendimentos emergentes programados e farmácia.

Entretanto, o hospital completo será edificado numa área de 30 mil metros quadrados, com 118 camas para diferentes enfermarias.

Na ocasião, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que presidiu o acto de apresentação oficial do projecto, reiterou que o objectivo é dotar Cabo Verde de um hospital “de referência internacional”, com capacidade de prestar serviços médico-hospitalares especializados, que contribua, em primeiro lugar, para reduzir as transferências de doentes para o exterior e melhorar a capacidade de prestação de cuidados de saúde aos cidadãos cabo-verdianos residentes no país.

Acrescentou, por outro lado, que a intenção é também posicionar Cabo Verde como um centro de prestação de serviços de saúde especializados a cidadãos da África Lusófona, África Ocidental, diáspora cabo-verdiana nas várias partes do mundo e turistas que visitam o país.

“Chegamos a este momento depois de muito trabalho. Este momento, é mais do que uma apresentação, é o momento de arranque de um processo que culminará com a construção e entrada em funcionamento de um novo hospital. Nós estamos a cumprir o programa do Governo, a cumprir uma necessidade para o país, que é dotar Cabo Verde de um hospital de referência”, enfatizou.

Trata-se, conforme descreveu, de um hospital “especializado, moderno, equipado com tecnologia avançada e recursos humanos qualificados” e especializados integrados no sistema nacional de saúde, devendo ser também um espaço de “inovação, qualificação e acesso a tecnologias ao serviço da medicina mais avançada”.

“Cabo Verde vai ter na Praia o seu primeiro hospital construído de raiz depois da independência. Um hospital de referência e moderno, tecnologicamente avançado e com recursos humanos especializados”, finalizou Ulisses Correia e Silva.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Isa
11 hours 40 minutes

Isto do 15/o salário é ANEDOTA . Ninguém quer perder eleições

jcf
1 day 6 hours

É mesmo isso, se prestarmos atenção com olhos bem abertos — e não com aquela lente cor-de-rosa da diplomacia vaticana ...

Semedo
2 days 9 hours

O excedente que pode levar a mais um bonus * 15/o salario !!!) deve ser encaminhado para Instituições de Carentes. Tanta ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos