Tuesday, 01 July 2025

A ATUALIDADE

Ilha do Sal: Nha Nácia Gomes e Manoel de Barros serão os homenageados do FLMSal 2026

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

A organização do Festival de Literatura Mundo do Sal (FLMSal) revelou no domingo que a cabo-verdiana Nha Nácia Gomes, pilar da cultura local, e o poeta brasileiro Manoel de Barros serão os homenageados da oitava edição do Festival, em 2026.

O anúncio foi feito por Márcia Souto, da Rosa de Porcelana Editora, no encerramento da sétima edição.

A escolha de Maria Inácia Gomes Correia, conhecida como Nha Nácia Gomes, conforme a mesma fonte, celebra uma das “maiores referências do batuco e do finaçon", da língua cabo-verdiana, da oratura e do patrimônio imaterial de Cabo Verde.

A homenagem coincide com o centenário de seu nascimento, a ser comemorado em 18 de julho do próximo ano.

“Sua obra e legado são fundamentais para a preservação e valorização da identidade cultural cabo-verdiana”, destacou Márcia Souto.

Ao seu lado, o festival honrará o poeta brasileiro Manoel de Barros, conhecido por sua poesia que explora o universo do Pantanal do Mato Grosso e a grandeza do ínfimo. 

A obra do escritor brasileiro destaca-se, por tratar a palavra como um "organismo vivo, natural e ecológico", ressoando globalmente.

Márcia Souto enfatizou que "Nha Nácia Gomes e Manoel de Barros fazem parte do verbo falado ou escrito, uma dádiva da invenção”.

“Assim, teremos no ano de 2026 essas personalidades como mote da oitava edição do Festival de Literatura Mundo do Sal", sublinhou.

Outra novidade, continuou, é a presença de um parceiro estratégico para eventos, a Nova Monte, implicando na reestruturação dos momentos de homenagens, científicos e reflexões e debates, mas também de ampliação da participação de universidades, desde logo de Cabo Verde, mas também do Brasil, de Portugal. 

Adiantou também algumas extensões que levam o nome do festival, da ilha do Sal e de Cabo Verde, para mais paragens do mundo, viagens que aportaram autores cabo-verdianos e suas obras.

A oitava edição do Festival de Literatura Mundo do Sal promete ser um marco na celebração da palavra em suas diversas manifestações, conectando a tradição oral cabo-verdiana à poesia contemporânea brasileira.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

lucas
5 days 5 hours

Vamos falar claro. Violência sexual contra crianças não é um problema invisível. Está à vista de todos — e está a ...

jcf
5 days 10 hours

Se quer mesmo estudar a história africana, Elsa, aqui vai a bibliografia que deveria ter lido antes de escrever esse panflet ...

jcf
5 days 10 hours

Ó digníssima articulista, Elsa Fontes — quanta verborreia embalsamada em citações dos velhos profetas de Coimbra e Lisb ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos