Thursday, 07 August 2025
enfrdeitptes

A ATUALIDADE

Ulisses Correia e Silva reconhece constrangimentos nas ligações inter-ilhas

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, reconheceu esta terça-feira os constrangimentos existentes nas ligações inter-ilhas, destacando que a situação crítica das ilhas Brava e do Maio tem afectado de forma significativa a mobilidade e o dia-a-dia das populações.

“Temos de reconhecer que temos constrangimentos sim, ainda não conseguimos estabilizar as ligações marítimas e sempre que há disrupção temos problemas. Não podemos colocar a ilha Brava com problemas de ligações, nem o Maio com problemas de ligações inter-ilhas”, admitiu.

O chefe do Governo, que falava, esta manhã, na cerimónia de apresentação do Projecto da Gare Marítima do Porto da Praia, sublinhou que, apesar dos avanços registados, o país ainda não conseguiu estabilizar de forma satisfatória as ligações entre as ilhas.

Segundo Ulisses Correia e Silva, estas duas ilhas apresentam vulnerabilidades muito específicas devido à sua dimensão e localização, o que torna a mobilidade ainda mais difícil.

“Brava, sem ligação com Fogo é um problema de facto, Maio, sem ligação com a Praia é também um problema que, de facto, atinge directamente as pessoas e a economia”, afirmou.

Ulisses Correia e Silva admitiu que estas falhas acabam por gerar desconfiança no sistema de transportes inter-ilhas a nível nacional, com impacto negativo, mesmo quando há indicadores positivos como o aumento do número de passageiros e de cargas movimentadas.

"É basta acontecer no Maio e na ilha Brava, depois é automaticamente exportável para os Estados Unidos da América, nós temos uma grande comunidade”, apontou o primeiro-ministro que disse que apesar do sistema estar a funcionar, a mesma cria uma sensação de crise.

Face a esse cenário, garantiu que o Governo está empenhado em ultrapassar esta fase e resolver os problemas que afectam as ligações, nomeadamente as avarias, manutenções e outras disrupções, assegurando que essas falhas deverão ser supridas com soluções que garantam a regularidade do serviço.

Para o chefe do Governo é fundamental garantir que todas as ilhas estejam plenamente integradas no sistema nacional de transportes.

Esta segunda-feira, 16, dezenas de bravenses saíram às ruas da cidade de Nova Sintra para uma manifestação e chamar a atenção do Governo para a situação deficitária do transporte marítimo de e para a ilha.

Na mesma linha, os empresários da ilha do Maio estão a ponderar organizar uma manifestação para o dia 28 de Junho para exigir mais previsibilidade e regularidade nos transportes, apontando os prejuízos provocados pelos sucessivos cancelamentos de voos e pela incerteza no transporte marítimo.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Djoblas
5 days 4 hours

Em CV o chamado estado de direito não existe. É só fantochada. Senhores da lei, metam a viola no saco e procurem dar músi ...

Observador
5 days 11 hours

Este tal de Jorge Lopes, sem margem de erro, está entre os mamadores do partido no poder, defendendo, a todo o custo, o seu ...

figo
5 days 13 hours

O que esse marmanjo na foto tem a vêr com a notícia ?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos