domingo, 31 agosto 2025

C CULTURA

Exército israelita declara Cidade de Gaza "zona de combate perigosa"

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O exército israelita classificou hoje a Cidade de Gaza como uma "zona de combate perigosa", mas não pediu a saída imediata da população, quando Israel ameaça lançar uma grande ofensiva militar contra o grupo islamita Hamas.

"Apartir de hoje, a pausa tática local na atividade militar não se aplicará à área da Cidade de Gaza, que constitui uma zona de combate perigosa", de acordo com um comunicado militar publicado na rede social X.

"As IDF [Força de Defesa de Israel] vão continuar a apoiar os esforços humanitários enquanto conduzem operações para proteger Israel", disse o exército na mesma nota.

 

Esta "pausa tática local" diária foi anunciada no final de julho para a Cidade de Gaza e outras zonas da Faixa de Gaza, referiu o exército israelita, para "permitir a passagem segura de comboios da ONU" e de organizações não-governamentais (ONG) humanitárias para o território palestiniano devastado pela guerra, que teve início em outubro de 2023.

A Defesa Civil em Gaza registou 33 mortes em território palestiniano desde a madrugada de hoje. O exército israelita não comentou de imediato após ter sido contactado pela agência de notícias France-Presse (AFP).

Apesar da crescente pressão, tanto internacional como interna, para colocar um fim à guerra, o exército israelita afirmou na quinta-feira que "continuava as operações" em todo o território.

Na quarta-feira, o exército afirmou que a evacuação da Cidade de Gaza era inevitável, dada a decisão de Israel de assumir o controlo da cidade, a maior do território.

Israel já tinha afirmado que a Cidade de Gaza é um bastião do Hamas, com uma rede de túneis que continua a ser utilizada pelos militantes do grupo islamita palestiniano.

A cidade alberga também parte da infraestrutura crítica e das instalações de saúde do território. As Nações Unidas disseram na quinta-feira que o enclave palestiniano pode perder metade da capacidade de camas hospitalares se Israel mantiver os planos de invasão.

 

A Semana com Notícias ao Minuto/Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Mario
1 day 15 hours

Faça-se o monumento! A história vai agradecer!

Terra
1 day 21 hours

A democracia em Cabo Verde nao existe direitos da liberdade so existe para os políticos? Me disculpa dereito de falar.

Filomena
2 days 8 hours

Oxalá se resolva de uma vez por todas o probkema dos transportes para a Brava. Quem é esse. engracado que vaticinou que ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos