domingo, 31 agosto 2025

C CULTURA

Dinamarca acusa EUA de operações de interferência política na Gronelândia. Encarregado de negócios norte-americano convocado por Copenhaga

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Dinamarca convocou esta quarta-feira o encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos devido a alegadas tentativas norte-americanas de interferência junto da opinião pública da Gronelândia.

O encarregado de negócios é atualmente o mais alto representante diplomático dos Estados Unidos na Dinamarca, aguardando-se ainda a aprovação de Washington para a nomeação de um novo embaixador.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem reiterado o interesse, desde janeiro, em “tomar posse” do território autónomo dinamarquês por razões de segurança nacional.

As notícias sobre as novas operações “secretas” dos Estados Unidos foram transmitidas nos últimos dias pela televisão pública dinamarquesa, DR, citando fontes não identificadas.

Segundo a estação de televisão dinamarquesa, pelo menos três cidadãos norte-americanos “ligados a Donald Trump” envolveram-se recentemente em atividades que supostamente tinham como finalidade influenciar a opinião pública da Gronelândia recrutando habitantes a favor da independência do território.

Entretanto, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Dinamarca, Lars Lokke Rasmussen, considerou inaceitáveis as alegadas “operações” dos Estados Unidos na Gronelândia.

Rasmussen já tinha tomado uma medida semelhante em maio.

Os serviços de informação dinamarqueses (PET) disseram, esta semana, que a Gronelândia foi alvo de campanhas destinadas a provocar divergências políticas com o Governo de Copenhaga.

As autoridades dinamarquesas e da região autónoma da Gronelândia criticaram a atitude “hostil” dos Estados Unidos.

Mesmo assim, Copenhaga admitiu aumentar a cooperação conjunta em matérias de defesa e economia.

 

A Semana com Observador/Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Mario
1 day 15 hours

Faça-se o monumento! A história vai agradecer!

Terra
1 day 21 hours

A democracia em Cabo Verde nao existe direitos da liberdade so existe para os políticos? Me disculpa dereito de falar.

Filomena
2 days 8 hours

Oxalá se resolva de uma vez por todas o probkema dos transportes para a Brava. Quem é esse. engracado que vaticinou que ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos