quinta-feira, 31 julho 2025

C CULTURA

Jogos da CPLP: Cabo Verde fica no terceiro lugar da classificação geral – Quadro de medalhas

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A delegação cabo-verdiana fechou os XII Jogos da CPLP em Dili, Timor-Leste, com três medalhas de ouro, nove de prata e 14 de bronze, perfazendo um total de 26 medalhas, tendo sido ultrapassada por Portugal e Angola.

O atletismo e desporto adaptado conquistaram 17 medalhas (dois ouro, sete prata e oito bronze) o futebol, uma medalha de ouro, o voleibol de praia uma de prata e uma de bronze, o basket 3x3 uma de prata, o xadrez quatro medalhas de bronze e o karaté contribuiu com uma insígnia de bronze.

De acordo com o quadro de medalhas, oficializado pela organização dos XII Jogos Desportivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a delegação portuguesa foi a grande vencedora ao arrecadar um total de 42 medalhas, das quais 26 ouro, nove prata e sete bronze.

Angola com cinco ouro arrecadados, nove prata e outras tantas medalhas de bronze, classificou-se no segundo lugar, num somatório de 23 insígnias, ao passo que os anfitriões do Timor-Leste ocuparam o quarto posto, com 19 medalhas, distribuídas por três ouro, seis prata e 10 bronze.

São Tomé e Príncipe foi o quinto classificado com duas medalhas de ouro, duas de pratas e duas de bronze, num universo de seis insígnias conquistadas, enquanto Moçambique sem qualquer medalha de ouro, classificou-se no sexto e último lugar com quatro medalhas de prata e seis de bronze, num total de 10 medalhas amealhadas.

A delegação cabo-verdiana aos XII Jogos Desportivos da CPLP foi constituída por 50 jovens atletas sub-18 e 12 treinadores, distribuídos por seis modalidades, designadamente atletismo, voleibol de praia, basquetebol 3x3, xadrez, karaté, futebol e desporto adaptado, sete árbitros, uma equipa médica composta por um médico e três fisioterapeutas, e dois chefes de missão.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

jcf
18 hours 9 minutes

Soneto da Terra Que Se Vinga A terra range os dentes, cospe o vento, Desaba céu, relâmpago e granizo. No meio, um bicho es ...

Brito
1 day 8 hours

15/o salario? Diria, Ganha gasta, sem. pensa na dia de manhã. Tantos sem uma refeição diária digna.

Isa
1 day 16 hours

Isto do 15/o salário é ANEDOTA . Ninguém quer perder eleições

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos