quarta-feira, 30 julho 2025

Crise humanitária: Israel interceta Flotilha Handala que transportava ajuda humanitária para Gaza

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Handala é o segundo navio operado pela Coligação da Flotilha da Liberdade que Israel impediu nos últimos meses de entregar ajuda a Gaza.

O exército israelita intercetou um navio de ajuda humanitária com destino a Gaza que pretendia prestar auxílio ao enclave palestiniano, detendo 21 ativistas e jornalistas internacionais, informou no domingo a Freedom Flotilla Coalition.

 

A bordo seguiam ativistas e diplomatas, entre as quais, a eurodeputada Emma Fourreau, a eurodeputada francesa Gabrielle Cathala, o jornalista e investigador italiano Antonio Mazzeo e o ativista climático Antonio La Picirella. O Handala tinha partido no passado domingo do porto de Gallipoli, na Apúlia, para transportar medicamentos e alimentos para a população de Gaza.

"O exército de ocupação israelita abordou à força o navio Handala, que estava a realizar uma missão civil e humanitária na Faixa de Gaza. Trata-se de uma ação ilegal e violenta, levada a cabo em águas internacionais ou, em qualquer caso, fora da jurisdição israelita, que constitui um grave ato de pirataria naval e uma violação do direito internacional", anunciou a organização na manhã de domingo.

 

De acordo com os operadores do navio Handala, a carga do navio de ajuda humanitária, intercetado pelos militares israelitas, continha leite em pó para bebés, alimentos e medicamentos, e navegou em direção ao porto de Ashdod no domingo, acompanhado por um navio da marinha israelita.

 A carga "não era militar... e destinava-se a ser distribuída diretamente a uma população que enfrenta uma fome deliberada... sob o bloqueio ilegal de Israel", disse ainda a organização.

A operação foi confirmada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros israelita, que escreveu no X que a marinha israelita impediu o navio Navarn (nome original do Handala mais tarde atualizado por Freedom Flotilla) de entrar ilegalmente na zona marítima da costa de Gaza.

"O navio está a chegar em segurança à costa de Israel. Todos os passageiros estão a salvo. As tentativas não autorizadas de violar o bloqueio são perigosas, ilegais e prejudicam os esforços humanitários em curso", escreveu o ministério no X no sábado à noite.

 
 

Segundo a organização da Flotilha, os membros da tripulação foram detidos durante oito horas depois de chegarem a Ashdod. O barco, recorda o Jerusalem Post, tem o nome da famosa personagem de banda desenhada palestiniana 'Handala', descrita como "uma criança refugiada descalça, em busca de justiça, que jurou não virar as costas enquanto a Palestina não for livre".

O Handala é o segundo navio operado pela coligação que Israel impediu nos últimos meses de entregar ajuda a Gaza.

Greta Thunberg estava entre os 12 ativistas a bordo do navio Madleen quando os militares israelitas o apreenderam em junho. A ativista sueca do clima, juntamente com outros, foi posteriormente deportada.

A Semana com Euronews

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Isa
22 hours 42 minutes

Isto do 15/o salário é ANEDOTA . Ninguém quer perder eleições

jcf
1 day 17 hours

É mesmo isso, se prestarmos atenção com olhos bem abertos — e não com aquela lente cor-de-rosa da diplomacia vaticana ...

Semedo
2 days 20 hours

O excedente que pode levar a mais um bonus * 15/o salario !!!) deve ser encaminhado para Instituições de Carentes. Tanta ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos