sexta-feira, 25 julho 2025

Cabo Verde lança programas para melhorar segurança alimentar

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI) cabo-verdiano lançou esta quinta-feira dois programas de certificação para reforçar a segurança e a qualidade na produção, manuseamento e distribuição de alimentos no país.

 

Com esta certificação, as empresas poderão provar que trabalham de forma segura, diminuindo riscos como intoxicações alimentares e melhorar a qualidade dos produtos, o que também traz vantagens competitivas e reforça a confiança dos clientes.

 

 

"O objetivo é criar condições para que os operadores estejam preparados e mostrem que cumprem os requisitos ligados à segurança alimentar", explicou o diretor dos serviços de normalização e avaliação da conformidade do IGQPI, Tomy Alves.

Os programas – Boas Práticas de Fabrico e Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo – destinam-se a operadores de toda a cadeia alimentar, desde a preparação e transformação até à embalagem, transporte e entrega dos produtos.

Segundo o IGQPI, a certificação é voluntária, mas permite às empresas cumprir a legislação, reduzir desperdícios e reclamações, e demonstrar aos consumidores que seguem padrões internacionais de qualidade e segurança.

Com esta certificação, as empresas poderão provar que trabalham de forma segura, diminuindo riscos como intoxicações alimentares e melhorar a qualidade dos produtos, o que também traz vantagens competitivas e reforça a confiança dos clientes.

O processo inclui uma auditoria independente que verifica o cumprimento das normas, com emissão de um certificado válido por três anos, sujeito a auditorias anuais para garantir a manutenção dos padrões.

A certificação baseia-se no Codex Alimentarius, uma norma internacional de referência.

Para se candidatarem, as empresas devem cumprir os pré-requisitos e estar devidamente licenciadas.

Após submeterem a candidatura ao IGQPI, será nomeado um auditor independente para avaliar o cumprimento das normas, podendo ser solicitados ensaios laboratoriais.

Caso obtenham aprovação, recebem o certificado de conformidade.

"Neste momento temos parceiros, como o próprio Governo, que já implementou medidas de incentivo à certificação. Estamos a lançar o programa para informar os operadores económicos que já podem contactar o IGQPI e solicitar a certificação", concluiu o responsável.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

jcf
15 hours 11 minutes

Bem... olha, depois de ler isso tudo, a única dúvida que fico é se estamos a falar dum santo ou dum espécime de museu ant ...

jl
15 hours 35 minutes

Asemana, favor darem uma notícia de cabeça tronco e membros, que****** é essa que postam online ??? Os factos para uma no ...

Dipak
1 day 14 hours

Só tretas, só conversas sem resultados práticos. Hoje tudo o que emana de gente da Não Justiça vale zero. Direito intern ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos