O antigo Presidente da República Jorge Carlos Fonseca encontra-se no Japão a participar numa conferência e simpósio internacionais focados no desenvolvimento de África, com ênfase na segurança alimentar e na economia azul sustentável.
O evento, que decorre em Tóquio, reúne outros antigos chefes de Estado e de Governo, incluindo Olusegun Obasanjo (Nigéria), Jakaya Kikwete (Tanzânia), Ibrahim Mayaki (Níger) e Donald Kaberuka (ex-presidente do Banco Africano de Desenvolvimento).
Numa publicação na sua conta na rede social Facebook, Jorge Carlos Fonseca explicou que o colóquio, organizado por duas importantes fundações japonesas em parceria com o Governo do Japão, aborda os desafios africanos numa perspectiva global de paz e prosperidade.
"A conferência realiza-se no modelo quase coloquial. Divide estes temas em cinco grandes tópicos. Vamos começar cada um de nós a falar dos nossos países", adiantou Jorge Carlos Fonseca.
O antigo chefe de Estado cabo-verdiano irá abordar a sua experiência enquanto ex-Presidente, a sua Iniciativa Liberdade e Democracia, e temas como a segurança alimentar em Cabo Verde e a promoção da economia azul.
“Pude participar e intervir em diversas ocasiões este dia, a par das levadas a cabo pelas demais personalidades presentes, entre as quais: o ex-PR da Nigéria, Olusegun Obasanjo; o antigo PM do Níger, Ibrahim Mayaki; o ex-PR tanzaniano, Jakaya Kikwete; o antigo Presidente do Banco Africano do Desenvolvimento, Donald Kaberuka”, escreveu Jorge Carlos Fonseca.
As intervenções de Geraldine Fraser-Moloketi, antiga ministra sul-africana da Administração Pública, do Presidente honorário da Nippon Foundation, Yohei Sasakawa, do Presidente da Sasakawa Peace Foindation e de várias outras personalidades e representantes de organizações japonesas também foram destacadas pelo ex-chefe de Estado cabo-verdiano.
Na sua intervenção inicial de hoje, revelou, teve a oportunidade de articular as temáticas em debate com as relativas à paz, segurança e democracia e estado de direito, tendo igualmente a oportunidade de falar da sua Iniciativa Liberdade e Democracia.
Numa das suas próximas intervenções, o foco será na economia azul e segurança alimentar, com a paz como elemento chave para reduzir os riscos de conflitos e, consequentemente, a fome.
O evento prossegue na quinta-feira, 24, com a conferência, seguida de um simpósio sobre o mesmo tema geral na sexta-feira, 25, em Tóquio.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments