quarta-feira, 30 julho 2025

EUA e aliados acusam Coreia do Norte e Rússia de violarem sanções da ONU

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Os Estados Unidos e dez aliados afirmaram que a cooperação militar entre Rússia e Coreia do Norte viola flagrantemente as sanções da ONU e tem ajudado Moscovo a intensificar os ataques com mísseis contra cidades ucranianas.

 As acusações divulgadas quinta-feira constam do primeiro relatório desde que os países se uniram para fiscalizar as sanções contra a Coreia do Norte.

Isto após a Rússia ter vetado uma resolução, em março de 2024, para manter a monitorização por um painel de especialistas do Conselho de Segurança da ONU. Este grupo emitia relatórios sobre violações das sanções por Pyongyang desde 2010.

O documento de 29 páginas, produzido pela Equipa Multilateral de Monitorização de Sanções - composta por EUA, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Países Baixos, Nova Zelândia, Coreia do Sul e Reino Unido - afirmou que a Coreia do Norte e a Rússia se envolveram em "inúmeras atividades ilegais" explicitamente proibidas por resoluções da ONU.

No relatório, os autores indicam que Pyongyang transferiu armas e outro material via marítima, aérea e ferroviária, incluindo artilharia, mísseis balísticos e veículos de combate, para uso da Rússia na guerra na Ucrânia.

A Rússia transferiu sistemas de defesa aérea para a Coreia do Norte e as forças russas treinaram tropas norte-coreanas destacadas para apoiar a guerra na Ucrânia, de acordo com esta equipa.

Moscovo também forneceu produtos petrolíferos refinados à Coreia do Norte, excedendo em muito o limite anual previsto nas sanções das Nações Unidas, além de manter relações entre bancos, numa violação aos castigos impostos.

Os 11 países afirmaram que esta cooperação é ilegal e "contribuiu para a capacidade de Moscovo aumentar os ataques com mísseis contra cidades ucranianas, incluindo ataques direcionados contra infraestruturas civis críticas".

A cooperação bilateral proporcionou à Coreia do Norte recursos para financiar programas militares e de mísseis balísticos proibidos e permitiu aos mais de 11 mil soldados norte-coreanos destacados juntos de tropas russas desde outubro adquirirem experiência de combate, afirma-se no documento.

O relatório cobre o período entre 1 de janeiro de 2024 e 30 de abril de 2025 e aponta provas de que a Rússia e a Coreia do Norte pretendem aprofundar ainda mais a cooperação militar.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

jcf
14 hours 11 minutes

Soneto da Terra Que Se Vinga A terra range os dentes, cospe o vento, Desaba céu, relâmpago e granizo. No meio, um bicho es ...

Brito
1 day 4 hours

15/o salario? Diria, Ganha gasta, sem. pensa na dia de manhã. Tantos sem uma refeição diária digna.

Isa
1 day 12 hours

Isto do 15/o salário é ANEDOTA . Ninguém quer perder eleições

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos