O ministro da Agricultura fez esta quarta-feira, 10, uma visita aos municípios de Santa Cruz, Santa Catarina e Tarrafal, com o objectivo de avaliar o andamento do ano agrícola e acompanhar o progresso de diversos projetos ligados ao abastecimento de água.
Durante a visita, Gilberto Silva destacou à imprensa que o foco foi verificar o andamento da campanha agrícola de sequeiro, assim como o estado vegetativo das culturas e da intensidade e frequência das precipitações.
“Nas zonas mais altas, as culturas estão com bom desenvolvimento, embora ainda seja necessária mais precipitação. Em algumas áreas periféricas, o cenário é mais difícil devido à pouca chuva registada até ao momento”, disse o governante, explicando que ainda há possibilidade para mais chuvas no mês de Setembro e que a equipa vai continuar a acompanhar o processo e só depois tirar conclusões mais precisas.
Igualmente, o ministro ressaltou que a avaliação do ano agrícola não se limita apenas à cultura do milho, mas também contempla a recarga de lençóis freáticos e a produção de pasto, essenciais para a sustentabilidade do sector agropecuário na região e em todo o país.
“A perspectiva para o pasto é bastante positiva. A recarga dos lençóis deve melhorar com as próximas precipitações. Essa situação é semelhante em outras ilhas agrícolas”, afirmou.
Outro ponto de destaque foi uma visita ao projecto de dessalinização em Santa Cruz, considerado a maior obra do género na região, que, segundo o ministro, se encontra em fase avançada de construção. Tem capacidade para produzir cerca de 4.400 metros cúbicos de água por dia, o equivalente a aproximadamente 1,6 milhão de toneladas anuais.
Gilberto Silva avançou que o comissionamento deve ocorrer em meados do mês de Novembro, com testes de funcionamento para o início da distribuição de água, incluindo a instalação de reservatórios para abastecer também a zona de São Lourenço dos Órgãos.
O governante destacou que o projecto é de grande complexidade devido às condições do terreno, mas que apresenta um ritmo de execução satisfatório.
A visita terminou no Tarrafal, onde também o ministro visitou as obras de um novo reservatório de 1.000 toneladas, uma reivindicação antiga dos agricultores locais.
A estrutura metálica, prevista para estar concluída no início de Outubro, permitirá a transformação do reservatório maior de duas toneladas em quatro unidades de 500m³, o que vai garantir uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos e resolver problemas de abastecimento na comunidade de Chão Bom.
A conclusão das obras, conforme Gilberto Silva, está condicionada à realização de trabalhos complementares na adução e distribuição de água, mas os agricultores já percebem os benefícios que essa intervenção trará para o município.
O Governo reiterou o seu compromisso de fortalecer o sector agrícola e garantir o acesso à água de qualidade, visando o desenvolvimento sustentável de Santiago Norte e demais regiões do país.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments