A celebração da padroeira Nossa Senhora do Livramento, a 24 de Setembro, na Ponta do Sol, Ribeira Grande, terá como um dos destaques uma missa dedicada aos pescadores, seguida de uma procissão de botes, informou o pároco local.
Em declarações à Inforpress, o pároco da freguesia Nossa Senhora do Livramento, Rui Nobre, explicou que a missa, realizada na zona piscatória de Lagedos, é uma tradição estabelecida pelo padre Ima, quando há alguns anos, trabalhou no município da Ribeira Grande.
Na ocasião, a imagem de Nossa Senhora das Graças é levada para homenagear e proteger os pescadores e o mar, fonte de sustento e alimentação.
Rui Nobre fez questão de esclarecer que a procissão no mar, apesar da crescente afluência de pessoas, não se trata de um "passeio de botes", mas sim de uma bênção ao mar.
"Levamos a imagem, vai a cruz, os acólitos vão cantando, os botes estão enfeitados e um padre vai abençoar o mar, que é uma fonte de renda de muitos dos nossos irmãos e fonte de alimentação", afirmou o sacerdote.
Para garantir a segurança da procissão, que considera uma actividade que requer muita segurança, o pároco mencionou a colaboração de várias entidades, como os bombeiros, que fornecem coletes salva-vidas e nadadores salvadores, e a Polícia Nacional.
As festividades deste ano, centradas no ano jubilar, têm como lema "Com a protecção da Senhora do Livramento, caminhemos com esperança".
O cais de "Boca de Pistola", em Lagedos, local das celebrações, é historicamente a principal porta de entrada da ilha, e continua a ser um ponto central na vida dos pescadores locais.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments