O grupo parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) exigiu hoje que o Governo cumpra a promessa de “construção da rede hidráulica de primeiro nível na Praia”, para prevenir situações de inundações e deslizamentos.
A reivindicação dos deputados do PAICV eleitos pelo círculo eleitoral de Santiago Sul foi feita no final de uma visita aos Serviços da Proteção Civil, no âmbito de um conjunto de visitas de proximidade para auscultar instituições e cidadãos.
Segundo o porta-voz, Carlos Tavares, a visita foi feita num contexto em que a questão dos riscos urbanos, das inundações, deslizamentos e incêndios se coloca hoje a nível mundial, e particularmente em Cabo Verde.
Neste sentido, o PAICV alertou para a necessidade de construção de uma rede hidráulica de primeiro nível na cidade da Praia, para prevenir os efeitos das inundações e deslizamentos provocados pelas chuvas intensas.
“Penso que é necessário claramente a construção de uma rede hidráulica de primeiro nível. Aliás, foi uma promessa do Governo desde 2016 a construção dessa rede hidráulica para apoiar a câmara municipal, mas até hoje ainda não foi concretizada”, criticou.
E isto inclui, segundo o deputado, a construção de diques, minibarragens e condutas subterrâneas, obras que a Câmara Municipal da Praia não consegue suportar sozinha, exigindo assim a promessa feita pelo Governo.
O PAICV criticou ainda o facto de o Governo “não ter cumprido nenhum dos 11 compromissos assumidos com a cidade da Praia”, que incluem áreas como saúde, pesca, educação e proteção contra riscos naturais.
Carlos Tavares considerou ainda se deve incluir a educação sobre riscos nos currículos escolares e criticou a composição da Proteção Civil, sugerindo a inclusão da sociedade civil e das universidades, particularmente públicas, para reforçar a resposta nacional.
“Nessa questão da proteção civil, isto é um trabalho de todos, um trabalho das câmaras municipais, no reforço da fiscalização das obras, do Governo, para entrar aqui com investimentos reais e estruturantes, e também da população, para agir com consciência”, explicou.
Sobre os serviços da Protecção Civil, os deputados do PAICV constataram a necessidade de aumentar os recursos humanos até para libertar o comandante-geral de tarefas operacionais para se dedicar mais às questões estratégicas.
Além disso, dizem ter constatado também a falta de equipamentos, daí defenderem a necessidade de mais camiões e equipamentos adequados para acessar zonas difíceis, bem como aquisição de drones para apoiar as operações preventivas e emergenciais.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments