A Associação de Estudantes do Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais vai relançar o projecto “Abrace ISCEE” para apoiar, no próximo ano lectivo, estudantes em situação de vulnerabilidade financeira e combater a desistência dos estudos.
Em entrevista à Inforpress, a membro da associação Artemisia Nascimento avançou que o projecto criado pela direcção anterior não chegou a ser implementado, pelo que a actual liderança quer retomá-lo ainda neste ano lectivo.
“Vamos apresenta-lo, em Novembro, num evento denominado Edufest, em que pretendemos mobilizar apoio financeiro e material de empresas, instituições e entidades governamentais”, disse.
Segundo Nascimento, a situação financeira de muitos estudantes do Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais (ISCEE) tem-se revelado crítica e tem afectado o pagamento de propinas, transporte, alimentação e alojamento.
“Muitos dos nossos colegas não têm bolsas, dependem dos pais ou de empregos informais e simplesmente não conseguem sustentar os custos da formação”, afirmou, sublinhando que esta situação tem causado desistência estudantil na ordem dos 30% neste instituto de ensino superior.
Por outro lado, informou que o Instituto tem neste momento “uma grande dívida” devido a falta de pagamento de propinas.
Daí que adiantou que o projecto tem como meta inicial arrecadar três milhões de escudos, valor que permitirá apoiar pelo menos 50 estudantes no próximo ano lectivo.
Esta associação, acrescentou, já realizou um primeiro inquérito para identificar estudantes em situação de vulnerabilidade, e planeia um novo levantamento em Outubro, com o início do ano lectivo, para ter dados actualizados e base sólida para intervenção.
“Muitos jovens demonstram excelente desempenho académico, mas são forçados a desistir por não conseguirem pagar uma disciplina em atraso”, lamentou Artemisia Nascimento, lembrando que eles são o futuro do país.
A campanha de divulgação e angariação de apoio arranca em Setembro, e o “Abrace ISCEE” pretende tornar-se uma iniciativa anual, como forma de garantir a continuidade do apoio e criar um mecanismo sustentável de combate ao abandono no ensino superior cabo-verdiano.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments