quarta-feira, 30 julho 2025

A ATUALIDADE

Cidadania: Vinte e dois jovens vão actuar como embaixadores dos direitos humanos em todos os municípios do país

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Um total de 22 jovens, um por cada município do país, será formado e empossado como 'Jovem Embaixador dos Direitos Humanos', com o intuito de se tornarem porta-vozes dos direitos humanos nas suas comunidades.

Estas informações foram avançadas à Inforpress pelo presidente da Federação Cabo-verdiana das Associações Comunitárias (FCAC), Denilson Monteiro, à margem da apresentação pública do projecto “Jovens Embaixadores dos Direitos Humanos” que aconteceu na tarde de segunda-feira, na Cidade Velha, em parceria com a Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC). 

Segundo o presidente da FCAC, o principal objectivo deste projecto é despertar nos jovens a consciência e o compromisso de serem embaixadores dos direitos humanos nas suas comunidades.

“Achamos por bem criar essa iniciativa para termos jovens capazes de se formar e estarem nos seus bairros a dar o seu contributo”, explicou. 

Numa fase inicial, 22 jovens, um por cada município de Cabo Verde, irão receber formação específica para, posteriormente, serem empossados como jovens embaixadores. 

O projecto prevê, nas próximas edições, a inclusão de mais participantes, conforme adiantou o também jurista Denilson Monteiro.

“O papel concreto desses jovens é ser o porta-voz da Comissão Nacional de Direitos Humanos, ser o porta-voz dos direitos humanos nas suas comunidades, visto que actualmente estamos a vivenciar muitas violações, muitas delas cometidas por jovens”, reforçou.

Os jovens serão submetidos a formações ligadas aos direitos humanos, medidas de prevenção e combate às violações, bem como conhecimentos legais.

“Não queremos apenas jovens com título, mas sim jovens que possam desempenhar um papel activo”, frisou o responsável.

O projecto, que conta com apoio dos municípios cabo-verdianos, poderá também expandir-se aos países membros dos PALOP. 

“Fomos contactados por comunidades desses países e estamos disponíveis para essa colaboração”, afirmou.

A iniciativa foi inspirada na maior aula do mundo sobre os direitos humanos, cuja terceira edição será realizada este ano. 

O resultado esperado, segundo Denilson Monteiro, é ter uma juventude capaz, uma juventude que ousa desafiar o sistema e colaborar activamente.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Isa
18 hours 14 minutes

Isto do 15/o salário é ANEDOTA . Ninguém quer perder eleições

jcf
1 day 13 hours

É mesmo isso, se prestarmos atenção com olhos bem abertos — e não com aquela lente cor-de-rosa da diplomacia vaticana ...

Semedo
2 days 15 hours

O excedente que pode levar a mais um bonus * 15/o salario !!!) deve ser encaminhado para Instituições de Carentes. Tanta ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos