O ministro do Turismo e Transportes, José Luís Sá Nogueira, participa de terça a quinta-feira, em Luanda (Angola), na 2.ª Conferência Ministerial Africana da UN Tourism, que visa reforçar sinergias entre o turismo e a aviação no continente.
Alinhado com a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2063 da União Africana, o encontro visa identificar desafios e oportunidades para melhorar a conectividade aérea e facilitar viagens em África.
De acordo com uma nota enviada à Inforpress, a conferência também pretende reforçar o diálogo entre os intervenientes do turismo e da aviação, além de incentivar o compromisso político para integrar estas prioridades nas agendas nacionais e regionais.
A conferência, que teve a sua na primeira edição em Cabo Verde, em 2019, este ano, em Luanda, espera-se a presença de mais de 30 ministros africanos e cerca de 500 participantes, entre representantes de companhias aéreas, operadores turísticos e investidores internacionais.
A organização da conferência destaca que África “possui um imenso potencial para o crescimento do turismo e do transporte aéreo, mas oportunidades significativas permanecem inexploradas”.
Em 2024, o continente registou um número recorde de 74 milhões de chegada internacionais, o que representa 7% em comparação com 2019 e 12% face a 2023.
Estes dados reforçam “o papel vital do transporte aéreo na expansão do turismo”, acrescenta a mesma fonte.
Tendo em conta a interdependência entre os dois sectores, a conferência pretende promover sinergias mais fortes, com vista a impulsionar o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável.
O programa do evento inclui um workshop de Especialistas em Turismo e Transporte Aéreo, a ter lugar, na terça-feira, 22, antecedendo a sessão ministerial.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments