segunda-feira, 11 agosto 2025

A ATUALIDADE

Projecto da nova Gare Marítima do Porto da Praia orçado em 298 mil contos - primeiro-ministro

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O projecto da nova Gare Marítima do Porto da Praia está orçado em 298 mil contos e visa criar melhores condições para o transporte marítimo inter-ilhas, conforto dos passageiros, segurança das operações e a atractividade turística da cidade.

Durante a cerimónia de apresentação, que decorreu na manhã de hoje, na cidade da Praia, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, afirmou que a nova infraestrutura portuária representa “um passo fundamental para modernizar o transporte marítimo inter-ilhas” em Cabo Verde.

Orçado em 298 mil contos, adiantou que o arranque das obras está previsto para Outubro deste ano.

Segundo o chefe do Governo, trata-se de um projecto estratégico que irá melhorar a mobilidade inter-ilhas, e terá impacto directo no conforto dos passageiros, na segurança das operações portuárias e na atractividade turística da cidade capital do país.

Ulisses Correia e Silva reconheceu que o transporte marítimo tem funcionado quase de forma informal e realçou que é urgente avançar para uma estrutura mais organizada e segura, sobretudo para passageiros.

Destacou que a futura gare vai permitir dar resposta a um conjunto de constrangimentos que ainda afectam o sector, como a falta de regularidade nas ligações e as disrupções causadas por avarias e manutenções.

“Precisamos garantir que as pessoas possam preferir viajar no transporte marítimo inter-ilhas. Isso devia ser uma escolha natural, mas ainda não é”, sublinhou.

A nova gare insere-se num pacote de investimentos financiado pelo Banco Mundial e pela Enapor, que inclui também a construção de infraestruturas portuárias em São Filipe (Fogo), Tarrafal de São Nicolau, Boa Vista e Sal.

“Assim garantimos a cobertura de todas as ilhas com sistemas de gares marítimas com qualidade necessária para garantir-vos aquilo que é a realização de todos estes seguimentos, comunidade, a segurança, conforto e eficiência em toda a logística de transportes”, acrescentou.

Na ocasião lembrou que a ilha de São Vicente já dispõe de uma gare, Brava já tem, mas funciona com limitação, e as restantes ilhas carecem de infraestruturas adequadas.

Segundo o chefe do Governo, na capital do país, Santiago, faz falta uma gare marítima à altura das necessidades actuais.

Durante a cerimónia, foi ainda anunciado que o investimento no terminal de cais de cabotagem da Praia está em fase avançada de conclusão, tal como outras intervenções na zona portuária, incluindo o mercado de peixe, sistema de lota e a requalificação da área onde atuam os vendedores informais.

Assegurou ainda que estas acções vão permitir “uma nova dinâmica” ao Porto da Praia, promovendo um ambiente portuário “mais organizado, moderno e funcional”.

O Porto da Praia recebe neste momento cerca de 160 mil passageiros/ano, e as projeções indicam que em 2045 deverá atingir 850 mil pessoas.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
4 days 14 hours

O Carlos Fias, que tem dado a cara ás balas, é que vsi ser o nosso futuro Presidente da Camara da Praia?

Rosana
5 days 18 hours

Freud já explicava: quando o ego é frágil e o pénis é pequeno, vêm os impulsos de destruição. Trump manda submarinos ...

jorge lopes
5 days 22 hours

Este tal de Jorge Lopes, sem margem de erro, está entre os mamadores do partido no poder, defendendo, a todo o custo, o seu ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos