sexta-feira, 25 julho 2025

A ATUALIDADE

Cabo Verde procura fórmulas para novos indicadores estatísticos municipais

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 O Governo cabo-verdiano vai criar quatro novos índices estatísticos para medir os níveis de desenvolvimento de cada um dos 22 municípios do arquipélago, de acordo com os anúncios para recrutamento de consultores hoje consultados pela Lusa. 

O objetivo é criar índices para medir o desenvolvimento humano, a qualidade de vida, a infraestruturação e a competitividade territorial por município. 

“Estes dados vão permitir aos responsáveis pela Política Nacional de Coesão Territorial manter-se continuamente informados sobre as mudanças que vão ocorrendo” para “avaliar o grau de acerto das políticas empreendidas e a possibilidade de reorientá-las com rapidez”, lê-se no documento. 

O Ministério da Coesão Territorial propôs ao Instituto Nacional de Estatística (INE) a institucionalização e implementação de uma agenda estatística dedicada a avaliar a forma como o desenvolvimento se distribui pelas nove ilhas habitadas. 

Os serviços de consultoria que o Governo procura contratar terão três meses para definir modelos de recolha e tratamento de dados que “permitam quantificar e avaliar a situação”, assim como “projetar o curto prazo”. 

A criação dos novos indicadores estatísticos associados aos municípios é apoiada por um financiamento do Banco Mundial para harmonização e melhoria das estatísticas na África Ocidental. 

A Política Nacional de Coesão Territorial foi aprovada pelo Governo cabo-verdiano em 2022 e prevê a redução de assimetrias e ações de descentralização entre os principais objetivos. 

O INE apresentou, em 2023, um estudo com base num Índice de Coesão Territorial, o qual apontou para um “aumento de assimetria entre os municípios, com diferenças significativas a nível do valor do indicador” – com oito dos 22 municípios acima da média nacional (Praia, São Vicente, Ribeira Grande, Santa Catarina, Sal, Boavista, Brava e Tarrafal).

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

jcf
14 hours 11 minutes

Bem... olha, depois de ler isso tudo, a única dúvida que fico é se estamos a falar dum santo ou dum espécime de museu ant ...

jl
14 hours 35 minutes

Asemana, favor darem uma notícia de cabeça tronco e membros, que****** é essa que postam online ??? Os factos para uma no ...

Dipak
1 day 13 hours

Só tretas, só conversas sem resultados práticos. Hoje tudo o que emana de gente da Não Justiça vale zero. Direito intern ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos