sábado, 13 setembro 2025

S SOCIAL

Brasil anuncia vacina contra dengue em dose única de produção local em 2026

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Governo brasileiro anunciou esta terça-feira a produção local, em larga escala, de uma vacina de dose única contra a dengue, para pessoas com idades entre os 2 anos e os 59 anos, a partir de 2026.

Num evento realizado no Palácio do Planalto, foi afirmado que a expectativa do Brasil é produzir 60 milhões de doses anuais do imunizante contra a dengue, com possibilidade de ampliação conforme a procura e a capacidade produtiva, numa parceria entre o Instituto Butantan e a empresa WuXi Biologics, que conta com financiamento público e privado.

De acordo com o Governo brasileiro, a vacina serve para os quatro sorotipos da dengue e mostrou eficácia de 79,6% a 89,2% contra a doença.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regulador do país sul-americano, está a analisar o pedido de registo do medicamento desde o fim do ano passado.

No início deste mês, o órgão pediu esclarecimentos e mais dados ao Instituto Butantan.

Após a aprovação, o imunizante será integrado no Programa Nacional de Imunizações do Brasil.

A ministra da Saúde brasileira, Nísia Trindade, anunciou, na mesma cerimónia, planos para reforçar parcerias para assegurar acesso a insulinas e a vacinas contra a gripe aviária e contra o Vírus Sincicial Respiratório.

“Vamos produzir em larga escala a primeira vacina nacional e de dose única contra a dengue. Serão 60 milhões de doses anuais a partir de 2026. Esperamos em dois anos vacinar toda a população elegível. Isso é um facto único no mundo até agora”, afirmou a ministra da Saúde.

A cerimónia também contou com a presença do Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e outros integrantes do Governo.

Em 2024, o Brasil registou o recorde de 6,6 milhões de casos prováveis de dengue e a marca histórica de 6.022 mortes causadas pela doença.

Desde o início do ano foram registados 402.000 casos prováveis de dengue, 30% a menos que no mesmo período em 2024.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
3 days 14 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
5 days 19 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
6 days

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos