sábado, 16 agosto 2025
enfrdeitptes

P POLÍTICA

Moscovo considera que forçar um acordo de paz é um erro fatal

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Presidência da Rússia considerou hoje que seria "um erro fatal" forçar Moscovo a firmar um acordo de paz, como propôs o presidente da Ucrânia perante as Nações Unidas, em Nova Iorque.  

Na terça-feira, durante uma intervenção perante o Conselho de Segurança da ONU que se concentrou na situação da Ucrânia, Volodymyr Zelensky afirmou que o Presidente russo Vladimir Putin “violou tantas normas internacionais que já não vai parar sozinho”, pelo que para alcançar a paz só é possível “forçar” o regime de Moscovo que apontou como “o único agressor nesta guerra”.

“É impossível forçar a Rússia”, respondeu hoje o porta-voz da presidência da Rússia, Dmitri Peskov, em declarações aos meios de comunicação social divulgadas pela agência Interfax.

Mesmo assim, Peskov salientou que Moscovo não se opõe a um acordo, desde que sejam adotadas certas garantias de segurança que não especificou.

O líder ucraniano deslocou-se a Nova Iorque com uma nova proposta de paz que pretende apresentar também ao chefe de Estado norte-americano, Joe Biden.

Zelensky está também a organizar uma nova cimeira internacional que espera contar com a presença de “todos aqueles que respeitam verdadeiramente a Carta das Nações Unidas”.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Nádia Silva
1 day 3 hours

Quando se erra por ignorância, ainda se pode desculpar—mas quando se sabe o que se está a fazer, e mesmo assim se segue a ...

Mindelense
1 day 5 hours

Seja muito bem-vindo, Sr. Presidente da Guiné-Bissau. Nesta ilha o seu nome é respeitado não por formalidades ocas, mas pe ...

Silvestre
2 days 5 hours

Suspender festivais? Claro, o contrário seria burrice ao quadrado.

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos