segunda-feira, 07 julho 2025

I INTERNACIONAL

Santa Catarina do Fogo: Incêndio reforça urgência na construção de estrada de acesso para áreas agrícolas e emergências

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O incêndio que já consumiu vastas áreas na zona de Cova Matinho/Espigão em direcção a Monte Capado, Santa Catarina do Fogo, revelou a fragilidade das infraestruturas de acesso a áreas para agricultura e resposta a emergências.

Que o diz é o presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo, Manuel Teixeira, que reforçou hoje a “necessidade urgente” de construir uma estrada carroçável para facilitar tanto a actividade agrícola como o trabalho das equipas de combate a incêndios.

“Nossa moção de estratégia já previa a importância de garantir acesso a essa zona, pela sua riqueza agrícola. Agora, com este incêndio, ficou ainda mais claro que o acesso não é apenas necessário para a agricultura, mas vital para permitir a entrada de viaturas de bombeiros e outras operações de emergência”, declarou o edil.

Manuel Teixeira garantiu que a câmara vai trabalhar em articulação com as autoridades competentes para mobilizar recursos e financiamento que viabilizem a abertura de uma via de acesso adequada à zona de Monte Capado a partir da comunidade de Estância Roque.

“Trata-se de uma área estratégica que deve estar sempre preparada para prevenir e responder a emergências. Não podemos continuar a depender de caminhos improvisados e inacessíveis em situações críticas como esta”, afirmou.

A área afectada inclui terrenos de cultivo, fruteiras e vegetação natural, e embora os dados oficiais sobre a extensão da área ardida ainda não tenham sido divulgados, o autarca confirmou que "vários hectares de terreno foram consumidos" e que "alguns milhares de metros quadrados estão completamente devastados".

O levantamento completo da área ardida e os prejuízos será feito assim que o fogo for totalmente extinto, afirmou o edil.

O combate ao incêndio conta com o apoio conjunto dos bombeiros de Santa Catarina, Mosteiros e São Filipe, bem como da população local, funcionários da câmara, especialmente da área de saneamento, e quase todo o executivo camarário e técnico da edilidade.

O presidente da câmara destacou a colaboração da sociedade civil e apontou que um empresário local colaborou com transporte de água para abastecer no local os bombeiros, o que facilitou os trabalhos.

No primeiro dia do incêndio Manuel Teixeira salientou a presença no terreno de um representante do Ministério da Agricultura.

O autarca aproveitou para reforçar o apelo à sociedade civil e sublinhou que tem reparado um “esforço colectivo impressionante”, agradecendo a todos os que têm estado no terreno desde quinta-feira a apoiar no combate aos incêndios.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
2 days 14 hours

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
4 days 7 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
4 days 13 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos