Sunday, 24 August 2025

E ECONOMIA

Cabo Verde e Angola querem reforçar cooperação no domínio do mar

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Cabo Verde e Angola manifestaram esta terça-feira a necessidade de relançar a cooperação bilateral no domínio do mar, com destaque para a formação científica, investigação, capacitação de quadros e industrialização da pesca.

 

O ministro do Mar, Jorge Santos, também apontou o desejo de revitalizar os laços de cooperação na área do mar, começando pelas pescas, relançar a industrialização do setor, promovendo o investimento nos dois países.

 

 

"Acertámos revisitar os acordos e protocolos já assinados para serem atualizados numa próxima comissão mista, que estamos a prever para o próximo ano. Falámos de cooperação científica e de formação de quadros", afirmou o novo embaixador de Angola em Cabo Verde, Agostinho Tavares da Silva, na cidade da Praia, após reunir-se com o ministro do Mar cabo-verdiano, Jorge Santos.

O diplomata considerou que Cabo Verde "tem uma larga experiência" nos domínios do mar e da pesca e manifestou ainda o desejo de estreitar os laços com a comunidade angolana residente em Cabo Verde.

"Será uma das minhas prioridades. Fazer um trabalho de aproximação à comunidade, escutar as suas necessidades e prestar a assistência necessária", referiu.

O ministro do Mar, Jorge Santos, também apontou o desejo de revitalizar os laços de cooperação na área do mar, começando pelas pescas, relançar a industrialização do setor, promovendo o investimento nos dois países.

O governante referiu que Angola possui atualmente um dos navios oceanográficos mais sofisticados, instrumento que poderá ser integrado em redes de cooperação científica.

"Estamos nesse processo para ter a nossa própria embarcação. Queremos essa área de investigação da sustentabilidade do ecossistema oceânico e relançar a cooperação", acrescentou.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
1 day 23 hours

Ate 130 000 escudos para Cabo Verde edemas com toda tereno do estado que ele tem no seu poder ainda quer mais cara do pau, ...

ahahahag
2 days 14 hours

Olha, os caboverdianos têm uma habilidade quase artística para cair nesses esquemas das encomendas mágicas — mas quando ...

Nais
3 days 7 hours

Basta desocupar ou ocupar os espaços com processos armazenados há mais de 10 anos. O povo está farto e re ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos