Sunday, 24 August 2025

E ECONOMIA

Interpol alerta para aumento considerável dos crimes de cibersegurança em África

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

A Interpol alerta num relatório publicado hoje que os crimes relacionados com a cibersegurança em África são cada vez mais numerosos e representam 30% do total a nível mundial.

Os crimes cibernéticos mais frequentemente denunciados no continente africano são as fraudes 'online', especialmente o "phishing", que consiste em se fazer passar por uma entidade de confiança para obter informações pessoais.

Segundo o diretor de Cibercrime da Interpol, Neal Jetton, estamos perante "um cenário claro de ameaças em constante mudança, com perigos emergentes, como a fraude impulsionada pela inteligência artificial (IA), que exigem atenção urgente".

No ano passado, as notificações de supostas fraudes aumentaram até 3.000% em alguns países africanos, de acordo com a Kaspersky Lab, um dos parceiros do setor privado que colabora com a direção de Cibercrime da Interpol.

"A cibersegurança afeta diretamente a soberania digital dos Estados, a resiliência das nossas instituições, a confiança dos cidadãos e o bom funcionamento das nossas economias», afirmou Jalel Chelba, diretor executivo interino da Afripol.

Na África do Sul e no Egito, o sequestro de dados foi o crime que mais cresceu em 2024.

Os incidentes relacionados com a cibercriminalidade também aumentaram significativamente.

Segundo o comunicado da Interpol, a maior parte da atividade deste tipo de crimes em África está concentrada em 11 países africanos.

A Semana  com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
1 day 14 hours

Ate 130 000 escudos para Cabo Verde edemas com toda tereno do estado que ele tem no seu poder ainda quer mais cara do pau, ...

ahahahag
2 days 5 hours

Olha, os caboverdianos têm uma habilidade quase artística para cair nesses esquemas das encomendas mágicas — mas quando ...

Nais
2 days 22 hours

Basta desocupar ou ocupar os espaços com processos armazenados há mais de 10 anos. O povo está farto e re ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos