Sunday, 24 August 2025

E ECONOMIA

Porto Novo/São João: Milhares de fiéis esperados na peregrinação com imagem do santo padroeiro

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Milhares de fiéis são esperados, esta segunda-feira, 23, na peregrinação com a imagem de São João Baptista no percurso de 23 quilómetros entre Ribeira das Patas e a cidade do Porto Novo, Santo Antão.  

 

A peregrinação, depois da eucaristia na capela em Chã de Morte, na Ribeira das Patas, começa às 08:00 e durante sete horas os fiéis levam a imagem sobre os ombros, ao som de tambores de "colá sanjon".

 

Nos últimos anos, uma média de dez mil pessoas participaram nessa romaria, que marca o ponto alto das actividades religiosas das festas de São João Baptista, no município do Porto Novo, sendo que em 2024 essa cifra tenha se situado à volta de 12 mil pessoas, segundo estimativa da Igreja Católica.  

A peregrinação de São João Baptista, no Porto Novo, é uma celebração religiosa e cultural, onde os fiéis percorrem a pé mais de duas dezenas de quilómetros, acompanhando a imagem do santo padroeiro, uma romaria que pode durar até sete horas, numa demonstração de fé, devoção e de convívio, com toque do tambor e de “colá sanjon".

Trata-se de uma oportunidade para as pessoas pagarem as promessas e agradecer ao São João Baptista por algo que tenham conquistado e não perdem a oportunidade de pedir a protecção do seu santo padroeiro.

A peregrinação, depois da eucaristia na capela em Chã de Morte, na Ribeira das Patas, começa às 08:00 e durante sete horas os fiéis levam a imagem sobre os ombros, ao som de tambores de "colá sanjon". 

A imagem é levada no dia 23 de Junho à cidade do Porto Novo, onde acontece a 24 de Junho, dia do santo padroeiro, a missa solene, este ano presidida pelo frei Celso Monteiro, proveniente da cidade da Praia.

A imagem do santo padroeiro esteve, desde os finais de Maio, em peregrinação por várias localidades, uma iniciativa das duas paróquias sediadas no município do Porto Novo (São João Baptista e São João Paulo II), que visa promover a evangelização dos cristãos.

O antigo pároco, frei Pier Aldo, entende esta "figura evangélica que anunciou Jesus, abriu as portas a Jesus e apontou a Jesus” sendo “apreciado, amado e acolhido com tanto entusiasmo” pelos paroquianos.

“Precisamos do João Baptista para poder anunciar ao povo a presença de Jesus”, sublinhou, exortando os porto-novenses "a escutarem a mensagem de paz do seu santo padroeiro".

Além da peregrinação da imagem e da romaria dos fiéis, as actividades religiosas incluem ainda a missa solene e a procissão no dia 24 de Junho.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
1 day 14 hours

Ate 130 000 escudos para Cabo Verde edemas com toda tereno do estado que ele tem no seu poder ainda quer mais cara do pau, ...

ahahahag
2 days 5 hours

Olha, os caboverdianos têm uma habilidade quase artística para cair nesses esquemas das encomendas mágicas — mas quando ...

Nais
2 days 22 hours

Basta desocupar ou ocupar os espaços com processos armazenados há mais de 10 anos. O povo está farto e re ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos