Sunday, 24 August 2025

E ECONOMIA

Praia/Dia do Município: Francisco Carvalho promete continuar a trabalhar para melhorar condições de vida dos munícipes

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

O presidente da Câmara da Praia, Francisco Carvalho, prometeu esta segundaFeira continuar a trabalhar para melhorar as condições de vida dos munícipes, em diversos sectores, garantindo que a prioridade da edilidade é sempre colocar as pessoas no “centro” das atenções.

 

Temos que colocar a verdade e humanismo no centro da política”, defendeu, criticando que o municipalismo em Cabo Verde “não está bem e precisa de ser repensada” com urgência sem tabu e nem auto-elogios.

 

 

Esta promessa foi feita no seu discurso da sessão solene do Dia do Município da Praia, que se celebra no dia 19 de Maio, em cerimónia realizada na Assembleia Nacional, e presidida pelo Presidente da República, José Maria Neves.

Para o edil, esta celebração tem significado profundo, sobretudo pelo caminho que traçaram desde do primeiro mandato.

Segundo o autarca, apesar dos ganhos ainda este município tem muito caminho a percorrer para ultrapassar alguns desafios a nível da taxa dos mercados, transportes para estudantes da periferia e melhoria das habitações. 

Por outro lado, disse que é preciso trabalhar de forma urgente na formação política das pessoas e na reforma política, por forma a recuperar o ideal da construção de uma sociedade justa e com oportunidades para todos.

“Temos que colocar a verdade e humanismo no centro da política”, defendeu, criticando que o municipalismo em Cabo Verde “não está bem e precisa de ser repensada” com urgência sem tabu e nem auto-elogios.

indicou que tem três grandes razões que, a seu ver, constituem indicadores do falhanço no municipalismo cabo-verdiano, apontando que as câmaras municipais estão falidas e endividadas e que nenhuma instituição do país tem dados precisos da dimensão dessa falência e endividamento.

As autarquias são incapazes de gerar recursos próprios, encontramos 40% das autarquias em que o peso dos recursos do governo recebidos através do Fundo do Financiamento Municipal é igual ou superior ao total das suas receitas. As câmaras municipais revelaram-se incapazes de fazerem o uso de grande parte das competências que lhe foram atribuídas por lei”, afirmou.

Com efeito, afirmou que há 40% das autarquias que não conseguem implementar quase metade das suas atribuições, oscilando entre 40 a 45%, de acordo com os dados de 20 anos municipalismo em Cabo Verde, publicados em 2014.

Por fim agradeceu os munícipes pela confiança para mais um mandato.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
1 day 5 hours

Ate 130 000 escudos para Cabo Verde edemas com toda tereno do estado que ele tem no seu poder ainda quer mais cara do pau, ...

ahahahag
1 day 21 hours

Olha, os caboverdianos têm uma habilidade quase artística para cair nesses esquemas das encomendas mágicas — mas quando ...

Nais
2 days 13 hours

Basta desocupar ou ocupar os espaços com processos armazenados há mais de 10 anos. O povo está farto e re ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos