Sunday, 24 August 2025

E ECONOMIA

Governador do banco central cabo-verdiano diz que depósitos podiam render mais

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

 O governador do Banco de Cabo Verde (BCV) disse na segunda-feira  que a banca comercial do arquipélago tem mostrado resultados que dão condições para remunerar melhor os depósitos.

 

Segundo dados do BCV, anunciados em agosto de 2024, os lucros dos sete bancos comerciais cabo-verdianos aumentaram 19,1% em 2023, atingindo um valor histórico de 5,2 mil milhões de escudos (47,1 milhões de euros).

O banco central não pode obrigar os bancos comerciais a aumentar as taxas, embora eu ache que eles têm condições, pelos resultados [para as aumentar]. É só ver que quase todos os bancos tiveram resultados históricos em 2024. Pelas condições, querendo, podem aumentar as taxas dos depósitos dos clientes”, referiu Óscar Santos, em conferência de imprensa.

O líder do banco central foi questionado pelos jornalistas sobre o cenário atual para a população, depois de o BCV ter anunciado a manutenção das taxas de política monetária, ao nível macroeconómico.

Óscar Santos ressalvou que ter taxas de juro de depósitos habitualmente baixas é uma queixa que se pode estender a outros países, inclusivamente na Europa e que essa é matéria de política dos próprios bancos.

De qualquer forma, olhando os dados, referiu que o crescimento de remessas e investimentos de emigrantes cabo-verdianos envolvendo a banca comercial do arquipélago também serve para avaliar a sua capacidade de atração.

Normalmente, em qualquer sistema financeiro, os depósitos bancários rendem menos juros que outras aplicações, porque tem um risco muito reduzido e capital garantido.

Segundo dados do BCV, anunciados em agosto de 2024, os lucros dos sete bancos comerciais cabo-verdianos aumentaram 19,1% em 2023, atingindo um valor histórico de 5,2 mil milhões de escudos (47,1 milhões de euros).

De acordo com o boletim estatístico do banco central de fevereiro, as melhores taxas médias efetivas eram de 2,1% para depósitos de um a dois anos, para residentes e emigrantes.

A Semana com Lusa

Terra
os emigrants trabalha muito duro para mandar reserva para casa e vocês anda gozar nem sequer tem respeito e também juros e muitos mais aqui que em Cabo Verde quem trabalha limpo nao manda nada para Cabo Verde depois que sabe disso vocês são todos mão para os emigrante?
0

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
1 day 2 hours

Ate 130 000 escudos para Cabo Verde edemas com toda tereno do estado que ele tem no seu poder ainda quer mais cara do pau, ...

ahahahag
1 day 18 hours

Olha, os caboverdianos têm uma habilidade quase artística para cair nesses esquemas das encomendas mágicas — mas quando ...

Nais
2 days 10 hours

Basta desocupar ou ocupar os espaços com processos armazenados há mais de 10 anos. O povo está farto e re ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos