Um grupo de imigrantes cabo-verdianos residentes em Portugal está a ultimar a criação da Associação da Tabanca na Diáspora, visando dinamizar e valorizar esta manifestação cultural que também é Património Cultural Imaterial Nacional.
A informação foi avançada hoje à Inforpress pela mentora do projecto “Tabanca na Diáspora”, Cristina Tavares, lembrando que começaram a “brincar tabanca” em 2019, por ocasião da festa de São João, celebrada a 24 de Junho, em Palha Carga, município de Santa Catarina, Cabo Verde.
Após um interregno por causa da pandemia da covid-19, o projecto foi retomado e em 2024, além da festa de São João, celebraram em Janeiro a festa de São Gonçalo, padroeiro da localidade de Ribeira Acima, em Santa Catarina.
Cristina Tavares, natural de Palha Carga e neta de um dos fundadores da tabanca naquela localidade, confessou que, apesar de ter viajado para Portugal com 15 anos, a ligação à tabanca nunca se desvaneceu.
Com a criação desta associação, segundo a imigrante, a intenção é juntar e brincar todas as tabancas de Cabo Verde, com destaque para as festas de São Gonçalo, (Janeiro), Santíssimo Cruz (Maio), Santo António (início de Junho) e São João (24 de Junho).
Fez saber que os eventos vão ser organizados por data, estando dois, São Gonçalo e São João, já oficializados no calendário.
Sobre as comemorações de São Gonçalo, que habitualmente acontecem em Janeiro, Cristina Tavares informou que foram transferidas para Abril, devido à tendência de chuvas nesse mês em Portugal, o que não permite a realização do evento como aconteceu em 2023.
Aliás, revelou que Mercês vai ser palco a 25 de Abril do próximo ano das actividades das festas de São Gonçalo.
Na ocasião, adiantou que o grupo já dispõe de indumentárias e instrumentos musicais, para a celebração da tabanca assim como se faz em Cabo Verde.
A intenção é “brincar tabanca” com os seus rituais tradicionais, incluindo ladainha, procissão e missa, cortejo e desfile da tabanca, baptizado, casamento, roubo de santo, arrematação de canas e outros bens, roda de batuco, salta São João (em Junho), com rainha e rei, juízes de festa e o tradicional almoço popular com o prato principal de feijão.
Em termos de projectos para futuro, a mentora do projecto “Tabanca na Diáspora” expressou o desejo de que a associação possa vir a ter uma sede própria para a realização das suas actividades.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments