Tuesday, 01 July 2025

A ATUALIDADE

IV Inquérito Demográfico e de Saúde Reprodutiva (IDSR IV) arranca em Julho e vai abranger mais de 11 mil pessoas

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

O IV Inquérito Demográfico e de Saúde Reprodutiva (IDSR IV) será realizado entre Julho e Setembro, numa parceria entre o INE e o Ministério da Saúde, abrangendo 11 mil pessoas, apurou esta segunda-feira a Inforpress.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), serão incluídas 6.000 mulheres, com idades entre os 15 e os 49 anos, 3.000 homens na faixa etária dos 15 e aos 59 anos, e 2.000 crianças menores de seis anos, seleccionados nos agregados familiares a nível nacional.

O objectivo principal deste inquérito é, conforme a mesma fonte, conhecer melhor a situação sociodemográfica e a saúde reprodutiva dos cabo-verdianos, medir a prevalência do VIH/SIDA e da anemia, estudar a violência baseada no género, avaliar o estado nutricional das crianças e das mulheres, entre outros aspectos.

Segundo informou hoje a coordenadora do inquérito, Alícia Pinto, no âmbito da abertura da formação dos agentes de terreno, a acção terá duas fases, uma para agentes que iniciou hoje com duração de três semanas, e outra para agentes de saúde prevista para arrancar no dia 07 de Julho.

Por seu lado, a presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz Lima, realçou a importância deste inquérito na promoção das políticas públicas de saúde e do desenvolvimento de Cabo Verde.

“Prometerá recolher dados fiáveis e actualizáveis sobre indicadores de grande importância para apoiar a tomada de decisões assertivas e importantes no contexto da melhoria da saúde e do desenvolvimento do nosso querido país”, afirmou.

Para isso, afirmou que o Ministério da Saúde quer contar com o profissionalismo, compromisso, dedicação e entrega de todos os envolvidos, sobretudo na sensibilização da população, assegurando que todas as informações serão tratadas com confidencialidade.

Na mesma linha, a directora nacional de Saúde, Ângela Gomes, reforçou que se trata de um inquérito importante para o país que vai abranger 11 mil pessoas de diferentes fases e áreas.

“E nos trará informações importantes, impactantes, sobre a saúde da mulher e da criança, bem como, dos jovens dos 15 aos 59 anos”, sublinhou, reconhecendo que não será uma tarefa fácil, mas que com boa capacitação e dedicação à causa sairão todos vitoriosos, ou seja, com um inquérito que reflicta aquilo que se passa no território nacional.

 

 A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

lucas
5 days 4 hours

Vamos falar claro. Violência sexual contra crianças não é um problema invisível. Está à vista de todos — e está a ...

jcf
5 days 9 hours

Se quer mesmo estudar a história africana, Elsa, aqui vai a bibliografia que deveria ter lido antes de escrever esse panflet ...

jcf
5 days 10 hours

Ó digníssima articulista, Elsa Fontes — quanta verborreia embalsamada em citações dos velhos profetas de Coimbra e Lisb ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos