domingo, 06 julho 2025

C CULTURA

China exige que Macau combata câmbio ilegal de dinheiro

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 O Ministério da Segurança Pública chinês exigiu que as forças de segurança de Macau e da China continental reforcem a cooperação para combater a troca ilegal de dinheiro na região semiautónoma.

A agência de notícias oficial chinesa Xinhua avançou na segunda-feira que o ministério organizou na semana passada “uma reunião especial de trabalho a nível nacional” dedicada ao câmbio ilegal em Macau.

A tutela da segurança alertou que a escala dos grupos dedicados a esta atividade “cresceu rapidamente” nos últimos anos, “graças aos enormes lucros” vindos não apenas da troca de dinheiro, mas também da usura, o empréstimo de dinheiro a juros muito elevados.

Algo que acabou encorajar a prática de outras atividades ilegais, incluindo “crimes violentos, fraude, roubo e contrabando, afetando de forma grave a segurança e a estabilidade social” em Macau, lamentou o ministério.

As autoridades exigiram que as forças de segurança da China continental “ataquem em força e tomem várias medidas em simultâneo”, incluindo reforçar a cooperação com a polícia da região administrativa especial chinesa.

O ministério acrescentou que o câmbio ilegal está ligado ao branqueamento de capitais e a bancos clandestinos que têm servido para transferir dinheiro entre diferentes jurisdições, nomeadamente entre Macau e o interior da China.

O Governo de Macau anunciou na semana passada que a criminalidade relacionada com o setor do jogo em casino mais que duplicou no primeiro trimestre, em comparação com o mesmo período do ano passado, de 158 para 351 casos.

As forças de segurança admitiram um aumento do câmbio ilegal de dinheiro e falaram de uma tendência de “agrupamento e profissionalização”. Entre janeiro e março, foram identificadas 1.292 pessoas ligadas a esta atividade, sendo que 1.227 foram expulsas do território.

Em dezembro, o secretário para a Segurança de Macau, Wong Sio Chak, admitiu a possibilidade de alterar o Código Penal para criminalizar a troca ilegal de dinheiro.

Em março de 2022, um relatório anual do Departamento de Estado dos EUA designou Macau como um dos principais pontos de branqueamento de capitais a nível mundial.

 A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
3 days 7 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
3 days 14 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 1 hour

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos