O Presidente da República, José Maria Neves, enalteceu hoje, na praia de São Francisco, durante a Caminhada Azul, a importância do mar como recurso estratégico e motor de desenvolvimento de Cabo Verde.
A iniciativa mobilizou crianças e jovens, que participaram em actividades práticas de limpeza e observação do litoral, jogos ecológicos, actividades náuticas e apresentações culturais.
Em declarações à imprensa, o chefe de Estado salientou que iniciativas como a Caminhada Azul e as actividades de sensibilização em curso são “demonstrações vivas” de sonhos que podem se tornar realidade.
“Essas marchas estão a mostrar-nos tudo o que sonhamos e pensamos pode se tornar real. Viemos até ao mar para mostrar a sua grandeza e as suas riquezas, que podem ser usadas em benefício de Cabo Verde”, afirmou.
José Maria Neves destacou ainda “o vasto potencial” dos recursos oceânicos para impulsionar sectores estratégicos do país.
“Com o mar podemos produzir água, medicamentos, indústrias alimentares, gerar electricidade, garantir transportes e desenvolver o turismo”, declarou, frisando que este património deve ser aproveitado de forma sustentável.
A Caminhada Azul integra-se na Década do Oceano sob o lema “Conhecer, viver, sentir, consciencializar e proteger” e funciona como pré-evento preparatório da IV Conferência da Década do Oceano, que terá lugar nos dias 10 e 11 de Outubro, na ilha do Fogo.
Com esta iniciativa, Cabo Verde reafirma o seu compromisso com a protecção ambiental, a literacia oceânica e a valorização do mar como recurso vital para o desenvolvimento sustentável e a resiliência da nação.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments