domingo, 31 agosto 2025

C CULTURA

Jovem de 14 anos confessa ter ateado vários incêndios em Portugal

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Polícia Judiciária fala de um quadro de frustração devido aos maus resultados na escola e dificuldades de socialização.

O adolescente, de 14 anos, vivia em Seidões, no concelho de Fafe, deslocava-se a zonas florestais, muitas vezes de trotineta. Usava fósforos para acender uma chama e fugia para casa.

É este o retrato feito pela Polícia Judiciária portuguesa, que acredita que o jovem seja o autor de vários incêndios em Seidões, Ardegão e Arnozela.

A polícia identificou o jovem, que confessou os factos.

“O menor terá atuado num quadro de revolta e frustração, dado o seu parco rendimento escolar e a manifesta precariedade das suas relações sociais”, diz a Polícia Judiciária num comunicado, em que não descarta a possibilidade de atuação em grupo.

Foram os recorrentes incêndios naquela zona que levaram a que fosse aberta uma investigação.

“Durante o período de verão, as referidas freguesias foram sistematicamente assoladas por incêndios florestais, por vezes com recorrências diárias, causando preocupação entre as populações locais e consumindo vários hectares de floresta”, acrescenta o comunicado.

A Polícia Judiciária de Braga, que fez a investigação, entregou o caso ao Ministério Público, para depois seguir para o Tribunal de Família e de Menores.

Até 20 de agosto, a Polícia Judiciária já tinha detido 52 pessoas por suspeitas de fogo posto. Os dados, compilados pela agência Lusa, também mostram que a maior parte das detenções foram feitas no mês de agosto.

 

Fogo de Vinhais controlado

Nos últimos dias, osincêndios parecem ter dado uma trégua aos bombeiros e populações. Na manhã desta sexta-feira, havia 97 incêndios, mas quase todos em fase de conclusão e de resolução.

O incêndio na freguesia de Rebordelo, concelho de Vinhais, era o único que continuava ativo. Ao início da manhã mobilizava mais de 400 bombeiros, 140 viaturas e seis meios aéreos.

O fogo, que começou na manhã de terça-feira, tem três frentes ativas, uma delas de difícil acesso. De resto, o incêndio tem “grande parte do perímetro controlado”, de acordo com declarações do comandante sub-regional de Trás-os-Montes da Proteção Civil à agência Lusa.

As temperaturas têm abrandado na última semana. Esta sexta-feira, prevê-se que estejam entre os 14 e os 32 graus, com céu nublado em quase todo o país.

Mesmo assim, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) coloca todo o interior e sul do país entre o perigo máximo e muito elevado de incêndios.

 

A Semana com Euronews

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Mario
1 day 15 hours

Faça-se o monumento! A história vai agradecer!

Terra
1 day 21 hours

A democracia em Cabo Verde nao existe direitos da liberdade so existe para os políticos? Me disculpa dereito de falar.

Filomena
2 days 8 hours

Oxalá se resolva de uma vez por todas o probkema dos transportes para a Brava. Quem é esse. engracado que vaticinou que ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos